‘Estamos fazendo o possível para voltar de forma correta’: reitor anuncia comitês para preparar retorno
Após mais de 50 dias de suspensão de suas atividades presenciais, a UFSC criará na segunda-feira, 11 de maio, comitês para preparar o retorno, com data ainda incerta. Em entrevista à TV UFSC, o reitor Ubaldo Balthazar destacou que mesmo em quarentena a universidade não parou, ressaltando que os comitês assessores contribuem ao planejamento para a retomada das atividades. “Precisamos ter um planejamento que permita a volta sem atropelos”, afirmou o reitor.
Questionado sobre a previsão para esta retomada, o dirigente máximo da instituição destacou que, embora haja o clima de ansiedade pela volta, “esta pandemia não tem data marcada para terminar. […] Alguns pesquisadores e cientistas da área dizem que é provável que entremos em junho e julho com a pandemia em pleno vapor”.
Cenários para a retomada
Entre os cenários e o prazo atual da prorrogação da suspensão das atividades presenciais, em vigor até 31 de maio, Ubaldo ressaltou que “embora formalmente a gente trabalhe com a data de 1º de junho, eu não posso garantir que as aulas voltam em 1º de junho. Depende de uma avaliação que tem de ser feita na última semana de maio, para saber se teremos condições”.
O reitor da UFSC ainda fez um balanço das atitudes tomadas pela Administração Central para regularizar o calendário acadêmico e assegurar sua adequação para a realização dos 2 semestres letivos de 2020: “Se voltarmos até 17 de junho, temos a possibilidade de aplicar um calendário adaptado a essa nova realidade”.
Balanço do trabalho e mensagem aos estudantes
O dirigente ainda deu destaque ao intenso trabalho realizado em toda a instituição durante esse período: “A universidade não parou. O HU faz um trabalho fantástico, temos pesquisadores e cientistas assessorando as decisões tomadas, pesquisadores acompanham seus estudos e os alimentos estocados para uso do Restaurante Universitário que estavam com previsão de vencimento foram distribuídos pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis [Prae] a alunos carentes e à comunidade no entorno da UFSC”.
Por fim, Ubaldo proferiu uma mensagem aos estudantes: “uma coisa que aprendi há muito tempo é que diante dos problemas da vida, não adianta ficar nervoso. Nós temos de ter condições para trabalhar e analisar para superar as dificuldades. Temos de ter paciência, tolerância, resiliência para poder superar todo esse problema. Gostaria de dizer que a Administração Central está fazendo todo o possível para que a gente possa voltar, mas voltar de forma correta”.
Gabriel Martins/Agecom
gabriel.martins@ufsc.br