Serviço de atenção psicossocial atende profissionais do HU durante crise da Covid-19
O Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC) está oferecendo atendimento em saúde mental com as especialidades de Psicologia e Psiquiatria a todos os seus profissionais, especialmente aqueles que lidam diretamente com pacientes e seus familiares, durante a crise da Covid-19. O serviço, oferta, ainda, atendimento com médico homeopata e acupunturista.
O interessado em receber este tipo de atendimento pode procurar diretamente a Central de Encaminhamentos da Psicologia, no segundo andar do HU, ou agendar pelos telefones (48) 3721-9145/9094, das 7h às 19h.
Trata-se de uma iniciativa da Unidade de Atenção Psicossocial, da Gerência de Atenção à Saúde/Divisão de Gestão do Cuidado, cujo objetivo é dar suporte aos profissionais do hospital durante a crise provocada pelo novo coronavírus.
O chefe da Unidade de Atenção Psicossocial, Deidvid de Abreu, explicou que qualquer profissional – efetivo, terceirizado, residente e outros – que atue no HU pode procurar pelo serviço. “O foco é atender estes profissionais que apresentam algum sofrimento neste período, seja ele psíquico ou físico, como por exemplo dores, ansiedade, ou outros sinais e sintomas provocados pelo estresse decorrente do cuidado que oferecem aos nossos pacientes”, explicou.
Além desta atividade da Unidade, está sendo oferecido para os profissionais do HU um serviço de Escuta Qualificada/Acolhimento, por meio da Psicologia Organizacional da Divisão de Gestão de Pessoas (DIV/GP). Neste caso, os interessados podem agendar o atendimento pelos e-mails marcia.creminacio@ebserh.gov.br ou fabiane.rosa@ebserh.gov.br.
O HU também criou um acolhimento psicológico por telefone vinculado a uma rede de psicólogos voluntários, para pacientes e/ou familiares atendidos no hospital, em caráter complementar ao que já é realizado no hospital. Há materiais de divulgação disponíveis nas emergências e Central de Encaminhamentos, no segundo andar, porém mais informações também podem ser acessadas com os psicólogos que atuam junto às equipes multidisciplinares nas clínicas.
Serviços
Para profissionais do HU:
Atendimento em saúde mental com as especialidades da Psicologia e Psiquiatria. O serviço oferece atendimento com médico homeopata ou médico acupunturista, quando encaminhado. Agendamento na sala de encaminhamentos/acolhimento da Psicologia, no segundo andar do HU, ou agendar pelos ramais 9145 ou 9094, das 7h às 19h.
Escuta Qualificada/Acolhimento por meio da Psicologia Organizacional. Agendamento e-mails marcia.creminacio@ebserh.gov.br ou fabiane.rosa@ebserh.gov.br.
Para familiares de pacientes com Covid-19 – Serviço complementar. Orientações estão sendo divulgadas nas emergências e Central de Encaminhamentos, no segundo andar, ou pelos psicólogos que atuam junto às equipes multidisciplinares nas clínicas.
Ricardo Torres/Unidade de Comunicação/HU-UFSC