UFSC Solidária: entidades recebem doações para distribuição de cestas básicas a estudantes

31/03/2020 11:47

A Frente Estudantil de Segurança Alimentícia (Fesa) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – união de Centros Acadêmicos e outras entidades universitárias como a Associação de Pós-Graduandos, o Sindicato dos Trabalhadores e a Teia de Articulação pelo Fortalecimento da Segurança Alimentar e Nutricional – está recebendo doações em dinheiro e de cestas básicas para serem destinadas a estudantes em situação de vulnerabilidade financeira.

A medida tem por objetivo a mitigação da insegurança alimentícia desses alunos, de forma temporária e emergencial, em meio à pandemia de Coronavírus e ao fechamento do Restaurante Universitário (RU). “Sabendo que muitos dependem do RU para sua alimentação e que, com o seu fechamento, seriam relegados à fome, essas entidades convergiram para comprar e organizar a distribuição de cestas básicas para a subsistência mínimas desses estudantes”, diz em nota.

Os alimentos são adquiridos utilizando-se – em parte – o caixa das entidades, mas a principal fonte de recursos da Fesa são as doações de pessoas físicas e sindicatos. Na entrega das doações são tomadas todas as precauções sanitárias para a higienização dos alimentos, evitando-se contato e não havendo a formação de aglomerações. Estudantes da área da saúde ajudaram a estabelecer as medidas de precaução.

O formulário para o cadastramento destinado ao recebimento de cestas básicas e os dados das contas bancárias para doações podem ser encontradas nas páginas da Fesa no Instagram e no Facebook.

Tags: cestas básicascoronavírusDoaçõesFesaFrente Estudantil de Segurança AlimentíciapandemiaUFSC Solidária