Primeira formada na Escola de Engenharia Industrial é homenageada na UFSC
Se ainda em 2020 menos de 14% dos alunos de graduação em Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina são mulheres, imagine o que foi ser a primeira engenheira formada da antiga Escola de Engenharia Industrial, em 1966. Este feito foi realizado por Vera Lúcia Duarte do Valle Pereira, hoje professora aposentada da UFSC, e que será homenageada pela Associação de Ex-alunos de Engenharia Mecânica da UFSC (Alumni EMC) no dia 17 de março, às 14h, no auditório do Departamento de Engenharia Mecânica (EMC).
Além de ter sido pioneira na graduação, a engenheira e professora Vera Lúcia ainda criou quatro filhos, fez mestrado nos Estados Unidos e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (Posmec), ministrou aula na UFSC, orientou alunos de pós-graduação, publicou dois livros e até hoje ajuda familiares e amigos em questões de Metodologia da Pesquisa Científica.
No evento, ela deve comentar as iniciativas que teve antes da virada do milênio em defesa da presença feminina na Engenharia Mecânica. “No período em que morei em Houston (onde concluiu o mestrado em 1972) era filiada a Women’s Association of Industrial Engineering. Com base nesta experiência, quando cursei doutorado na UFSC, conheci outras pós-graduandas da Mecânica e resolvemos nos reunir. Nosso objetivo na época era apoiar as mulheres do curso e também incentivar outras a iniciá-lo”, explica.
“Verinha da Engenharia”
Filha de pais professores, a carioca Vera terminou o ensino médio e foi passar férias na casa de uma tia em Laguna, sul de Santa Catarina, na década de 60. Quando soube que haveria vestibular para Engenharia Industrial em Florianópolis, resolveu participar e passou. Nos cinco anos seguintes, morou com tios e cinco primos. “Longe de casa e convivendo pela primeira vez com uma turma exclusivamente composta de rapazes, tudo foi um grande desafio, mas o convívio foi muito salutar”, lembra. “Meus queridos professores também sempre me trataram com muita dignidade.”
No quarto ano, a graduanda iniciou relacionamento com o colega de classe que se tornaria seu marido, Hyppólito do Valle Pereira Filho. “Namoramos por um período curto e reatamos o namoro no final do quinto ano”, conta. Casaram no ano seguinte à formatura de ambos, em 1967.
Vera começou sua primeira especialização, em Engenharia de Produção, na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/Rio) em 1968. Depois da primeira gravidez, em 1972, concluiu também o mestrado em Engenharia Industrial na University of Houston (EUA). Ao retornar ao Brasil, iniciou carreira como docente no Departamento de Engenharia de Produção (EPS) da UFSC. Além de dar aulas, “Verinha da Engenharia” como era conhecida, coordenou o curso de Engenharia de Segurança do Trabalho e supervisionou o Laboratório de Ergonomia e Estudo do Trabalho no EPS.
“Após o quarto filho, achei que era hora de retornar aos bancos escolares. Sentia necessidade de ter conhecimento de novas áreas e novos desafios. Foi então que resolvi fazer Especialização em Administração Universitária. Foi um curso muito interessante e me deu uma visão do contexto universitário. No entanto, sentia que o que mais queria era terminar o meu doutorado em Engenharia Mecânica na UFSC”, pondera.
Tendo retomado as atividades docentes, passou a orientar muitos pós-graduandos e verificou que os alunos tinham carência sobre Metodologia da Pesquisa. Junto com o marido e o engenheiro Waldemar Pacheco Júnior, Vera publicou, em 2007, o livro “Pesquisa Científica sem Tropeços: Abordagem Sistêmica“. “Até hoje, continuo ajudando meus filhos, minha neta e outras pessoas na parte metodológica”, afirma a pesquisadora.
Em sua carreira, Vera publicou mais de 50 artigos em periódicos e mais de 80 trabalhos em anais de congressos. Entre os temas principais abordados estão segurança industrial, ergonomia, layout e projeto de fábrica. Temas também pesquisados pelo professor Hyppolito, o que levou a Associação Catarinense de Engenharia de Segurança do Trabalho indica-lo à Medalha do Mérito do Sistema Confea/Crea (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia/Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina). Em 2011, ele foi o único profissional catarinense agraciado com a honraria.
Meio século de formatura
Em 2016 foi lançado pela Associação Catarinense de Engenheiros o livro “Os 50 anos de Graduação da Primeira Turma de Engenheiros da UFSC”, escrito pelo jornalista Mário Xavier. Além de figurar na capa do livro, Vera também foi uma das homenageadas pelo Crea-SC aos profissionais pioneiros da engenharia.
Na UFSC a Alumni EMC reconhecerá Vera Lúcia Duarte do Valle Pereira no próximo dia 17, data do seu aniversário, por ter sido a primeira mulher formada em Engenharia Industrial. Na ocasião serão fomentadas ações voltadas a atrair mais mulheres à Engenharia. “Somos minoria, mas temos capacidade e muito a agregar ao desenvolvimento da área” conclui Vera.
Heloisa Dallanhol/Divulgação EMC/UFSC