‘A exclusão escolar e o direito à educação no Brasil’ é tema da redação do Vestibular 2020
Às 16h30 desta segunda-feira, 9 de dezembro, último dia do Vestibular Unificado da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), alguns candidatos já começavam a deixar os locais de provas. Neste dia, explica Maria José Baldessar, presidente da Comissão Permanente do Vestibular (Coperve), “o concurso colocou em debate ‘A exclusão escolar e o direito à educação no Brasil’. Para o desenvolvimento do tema da redação, o candidato poderia escolher entre três propostas: dissertação, conto e “textão” para internet. “As propostas refletem a atenção da universidade à temática de relevância social e ao modo como a escrita circula em diferentes esferas sociais, incluindo a escola”, ressaltou Baldessar.
Samuel Nunes, 24 anos, deseja ingressar em Engenharia Química. “Como um todo, eu achei o vestibular bem atual, porque abordou muitos pontos que foram debatidos durante o ano. O assunto é atemporal. Dificuldades na Educação sempre iremos encontrar, independente do meio que estamos inserido, principalmente na conjuntura da política atual. O tema proposto foi bem coerente com o que o Brasil está vivenciando. E neste contexto, consegue-se falar de vários temas como a desigualdade econômica ou mesmo como as pessoas conseguem enxergar a educação, seja ela privada ou pública”.
Isabel Müller Alves, 18 anos, tenta pela primeira vez o curso de Medicina. Não teve dificuldades no Vestibular, apenas alegou que faltou tempo no primeiro dia, em que houve, principalmente, as provas de Língua Portuguesa e de Matemática. “Na redação, o tema foi legal e consegui desenvolvê-lo sem problemas. É um assunto que temos que discutir e, como sempre estudei em escola pública, constantemente presenciei a falta de incentivo, o sucateamento da Educação, o que me fez ter uma visão melhor do tema proposto”.
Otávio Camacho Cruzeiro, 17 anos, concorre à Engenharia Automotiva, do campus Joinville da UFSC. Para o jovem estudante de Ribeirão Preto (SP), o tema da redação estava tranquilo, o que estranhou é o modelo de prova adotado na UFSC. “Confundi um pouco ter mais de uma opção”, o que pode ter lhe dificultado o desempenho. “Do resto foi razoavelmente fácil, assim como o tema da redação que é bem atual”.
Drica Meirelles, 31 anos, realizou a prova para o curso de Serviço Social. “Achei o vestibular bem difícil, principalmente as provas que exigem contas e fórmulas”. Já a redação teve mais facilidade, pois tem relação com o trabalho que desenvolve na Associação em Defesa dos Direitos Humanos com Enfoque na Sexualidade (Adeh), organização não governamental que combate a violação de direitos humanos e da população LGBTI. Disse que aproveitou o momento para escrever o que pensa das políticas do atual governo sobre o acesso à educação.
Neste último dia do Vestibular Unificado, a vice-reitora Alacoque Lorenzini Erdmann, o pró-reitor de Graduação Alexandre Marino, a presidente da Coperve Maria José Baldessar e o secretário de Segurança Institucional Leandro Luiz Oliveira percorreram os locais de provas no campus Florianópolis e registraram que não houve nenhum incidente, o que deixa bastante satisfeita a Administração da UFSC neste que é o primeiro concurso realizado entre as duas instituições federais.
Vestibular 2020
Com três dias de provas, o Concurso Vestibular 2020 recebeu mais de 25 mil inscrições para preencher 70% das vagas de cada um dos cursos de graduação da UFSC e 30% das vagas para cada um dos cursos de graduação da UFFS para o ano letivo de 2020, no primeiro vestibular integrado entre as duas únicas universidades federais com campi no estado de Santa Catarina.
Divulgação do gabarito
O gabarito preliminar das questões objetivas (proposições múltiplas e abertas) e das questões discursivas será disponibilizado na página do Vestibular UFSC nesta segunda-feira, dia 8, a partir das 20 horas.
Mais informações:
vestibularunificado2020.ufsc.br
Coperve: (48) 3721-9200
Rosiani Bion de Almeida/Agecom/UFSC
Fotos: Jair Quint/Agecom/UFSC