Equipe da UFSC é a mais bem colocada de Santa Catarina na 17ª Competição Baja Sul

28/11/2019 12:22

A equipe da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) participou, entre os dias 15 e 17 de novembro, da 17ª Competição Baja Sul, disputada na Universidade de Caxias do Sul (UCS), no Rio Grande do Sul. O grupo foi o mais bem colocado do estado, tendo conquistado o primeiro lugar nas categorias Enduro e Gestão; a segunda posição nas categorias Suspensão e Direção e Conforto; e a terceira colocação na classificação Geral.

O programa Baja SAE Brasil é um desafio lançado aos estudantes de Engenharia que oferece a chance de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, visando incrementar sua preparação para o mercado de trabalho. Ao participar do programa Baja SAE, o aluno se envolve com um caso real de desenvolvimento de um veículo off road, desde sua concepção, projeto detalhado, construção e testes.

Nesta edição disputada no território gaúcho participaram 33 equipes, sendo oito de Santa Catarina, 14 do Rio Grande do Sul, 10 do Paraná e 1 do Mato Grosso do Sul. Os alunos representaram a Instituição de Ensino Superior à qual são ligados. As equipes são desafiadas anualmente a participar da competição, que reúne os estudantes e promove a avaliação comparativa dos projetos. No Brasil, a competição nacional recebe o nome de Competição Baja SAE Brasil e as competições regionais são nomeadas como Etapa Sul, Sudeste e Nordeste.

O projeto Baja SAE foi criado na Universidade da Carolina do Sul, Estados Unidos, sob a direção de John F. Stevens, sendo que a primeira competição ocorreu em 1976. O ano de 1991 marcou o início das atividades no Brasil. Desde então, dezenas de eventos foram realizados em vários estados do país como Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Bahia.

Jornalista Maykon Oliveira/Agecom/UFSC
Fotos: Divulgação/UFSC Baja SAE