DIVULGA UFSC – 19/11/2019 – Edição 1347

19/11/2019 09:34

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
www.divulga.ufsc.br – 19/11/2019 – Edição 1347

Michel Maffesoli abre simpósio sobre Quotidiano, Imaginário e a Promoção da Saúde de Famílias

O I Simpósio Internacional sobre Quotidiano, Imaginário e a Promoção da Saúde de Famílias. (I Siquiprosafam) será realizado no Centro de Cultura e Eventos e no Centro de Ciências da Saúde (CCE/UFSC) de 20 a 22 de novembro. A conferência de abertura do evento será realizada dia 20, às 19h, com o sociólogo francês Michel Maffesoli. Mais informações e inscrições na página do evento.

Inscrições abertas para Encontro de Física e Astronomia da UFSC

O VIII Encontro de Física e Astronomia da UFSC, que será realizado de 17 a 21 de fevereiro de 2020 em Florianópolis, está com o período de inscrições abertas para submissão de apresentações de seminários e pôsteres, como também para a inscrição de participantes. O evento é organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Física (PPGFSC/UFSC) e visa cobrir um amplo espectro de temas de pesquisa em Física e Astronomia. Inscrições e mais informações.

Programa de Apoio Pedagógico da UFSC divulga vagas para oficinas de orientação pedagógica

O Programa Institucional de Apoio Pedagógico aos Estudantes (Piape/UFSC) divulga vagas para três oficinas de orientação pedagógica. Sãos duas turmas para a Oficina de ‘Organização e Estratégias de Estudo’, ambas no dia 20 de novembro, e uma turma para a oficina de ‘(Re)orientação Educacional e Profissional’, nos dias 20 e 27 de novembro. Mais informações e inscrições na página do Piape, disponível aqui.

Línguas naturais é tema do novo episódio da série de vídeos ‘Traduzindo ciência’

Os processos de aprendizagem das línguas naturais é o tema do novo episódio da série de vídeos ‘Traduzindo ciência’, produzida pela Agência de Comunicação (Agecom/UFSC). Em cada capítulo, cientistas da UFSC apresentam detalhes de projetos sobre estudos de excelência que impactam a sociedade e sobre o universo das pesquisas que ocorrem na instituição. A professora Roberta Pires de Oliveira estuda as línguas naturais dentro da perspectiva formal e explica necessidades, potencialidades e dificuldades de construir e reproduzir um sistema formal que reproduza o conhecimento do falante de uma língua. Continue a leitura>>.

Mestrado em Engenharia Têxtil abre inscrições para o Processo Seletivo 2020

Estão abertas, até 1º de dezembro, as inscrições para a turma 2020 do Mestrado em Engenharia Têxtil da UFSC Blumenau (PGETEX). Ao todo, são 15 vagas disponibilizadas para pesquisadores que desejam aprofundar seus conhecimentos na área de Desenvolvimento de Processos e Produtos Têxteis. As inscrições para o processo seletivo 2020 devem ser realizadas por meio de formulário on-line. Mais informações no Edital 001/2020 – PGETEX – clique aqui para acessar.

Acadêmico da UFSC tem estudo sobre ‘Fake News’ reconhecido em seminários de Administração

O estudo ‘Fake News e o comportamento online dos eleitores nas redes sociais durante a campanha presidencial brasileira de 2018’ desenvolvido pelo doutorando João Henriques de Sousa Júnior, em conjunto com os professores do no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/UFSC), foi reconhecido um dos três melhores artigos no Seminários de Administração (SemeAd 2019/USP), na linha de Marketing. Continue a leitura>>.

Ensaio da vencedora do Nobel de Literatura é destaque em nova edição da revista Qorpus

O novo número da revista Qorpus traz, entre outros destaques, um ensaio da escritora polonesa Olga Tokarczuk, que ganhou recentemente o prêmio Nobel de Literatura, em tradução de Piotr Kilanowski. Além disso, a revista apresenta um artigo sobre a ficção da escritora premiada, assinado por Izabela Drozdowska-Broering. Mais informações.

Florianópolis institui Dia da Nanotecnologia e homenageia laboratório da UFSC

O projeto de lei aprovado pela Câmara de Vereadores de Florianópolis institui que a partir de agora, 1º de Março passa a ser, então, o Dia Municipal da Nanotecnologia. O ato é uma homenagem ao Laboratório de Toxicologia Ambiental (Labtox/UFSC), responsável por pesquisas e formação de recursos humanos de alto nível no contexto da nanotecnologia e nanotoxicologia. Mais informações.

UFSC Araranguá promove atividades durante a Semana da Consciência Negra

O Setor de Apoio ao Estudante e o Grupo de Pesquisa em Antropologia e Sociologia da Saúde (ÌLERA) da UFSC Araranguá promove de 19 a 21 de novembro diversas atividades na Semana da Consciência Negra. Estão previstas exposição de arte, visita à um Ilê de religião afro, oficina de Toque e dança aos Orixás. Mais informações.

Teatro da UFSC recebe aula aberta em alusão ao Dia da Consciência Negra

No Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, o Teatro da UFSC recebe aula aberta em alusão à data. O encontro ocorre na quarta-feira, 20, das 18h30 às 22h, com entrada franca, e inscrições realizadas no local, por ordem de chegada, a partir das 18h. Com a proposta ‘Consciência Negra /2019: desconstruindo e ocupando espacialidades’, a atividade ‘Vivências em Corporeidades Tradicionais Africanas e Cantos Negros: Tecnologias de (Re) Existências que Alimentam e Nutrem Almas numa proposta para Cena’, será ministradas pelas professoras e pesquisadoras Roberta Lira e Ana Paula Cardozo. Continue a leitura»»

Acompanhe outras notícias da UFSC

Confira a programação da TV UFSC
tv.ufsc.br

Siga a UFSC nas redes sociais
FacebookTwitterFacebook

Para receber nossos boletins, clique aqui.
Contatos com a produção deste informativo:
Coordenadoria de Comunicação Organizacional e Novas Mídias – Agecom
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Campus Reitor João David Ferreira Lima. Trindade. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.
divulga@contato.ufsc.br / +55 (48) 3721-2824 / 3721-2825
Acesse nossa Política Editorial
Para deixar de receber nossos boletins, clique aqui.

Tags: Divulga UFSCUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina