UFSC tem orçamento parcialmente desbloqueado

01/10/2019 12:53

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) teve, nesta segunda-feira, 30 de setembro, a liberação de R$ 21,7 milhões de seu orçamento de custeio. Isso representa metade do que havia sido bloqueado em abril deste ano.

O valor mensal de custeio necessário para o funcionamento da Universidade é de aproximadamente R$ 12 milhões, portanto, essa parcela restituída representa menos de dois meses de despesas de custeio para a manutenção da Universidade, dentre as quais estão incluídas: energia, água, prestação de serviços terceirizados como limpeza, segurança, manutenção predial, e as ações de apoio à permanência estudantil, entre outras.

Dessa forma, o desbloqueio parcial ainda não atende, em sua plenitude, os recursos necessários para arcar com o funcionamento básico da UFSC até o final do ano e não permite a retomada de ações que sofreram redução a partir do mês de maio, como por exemplo, a renegociação de contratos terceirizados, redução de viagens, manutenção da frota de veículos, entre outras medidas.

Além disso, ainda não está claro se haverá desbloqueio dos outros R$ 21,8 milhões do orçamento de custeio. Uma outra preocupação além da liberação total dos recursos bloqueados para 2019 é a Lei Orçamentária para 2020, que prevê, por enquanto um orçamento 40% menor para o ano que vem.

Administração Central da UFSC

Tags: bloqueio orçamentárioUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina