UFSC abre espetáculos do Festival Internacional de Teatro de Animação neste sábado
O espetáculo Pareidolia, da companhia La Llave Maestra (Chile/Espanha), abre neste sábado, dia 5 de outubro, às 20h, a 12ª edição do Festival Internacional de Teatro de Animação (Fita), no Auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no bairro da Trindade, em Florianópolis.
Os ingressos para o espetáculo são gratuitos e serão distribuídos com uma hora de antecedência no local da apresentação. Organizações sem fins lucrativos, ONGs e instituições de ensino poderão solicitar reserva de vagas por meio de agendamento prévio (sujeito a lotação do local).
O festival
Com mais de uma década de existência, o festival deste ano ocorre em Florianópolis, São José e Campos Novos. Além das apresentações dos espetáculos em teatros e da mostra de rua, há uma agenda de atividades formativas, com conversas mediadas por pesquisadores após três sessões de teatro e mesa de conversas entre profissionais da Espanha e do Brasil.
O 12º Fita é realizado pela Fazendo Fita Cia Artística em parceria com o Ministério da Cidadania, com patrocínio da Enercan – Campos Novos, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e do Floripa Airport – Aeroporto Internacional de Florianópolis, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.
A Mostra de Rua Fita tem patrocínio do Fundo Municipal de Cultura de Florianópolis. O festival conta com apoio da UFSC, por meio da Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte) do Departamento Artístico Cultural e do Serviço Social do Comércio de Santa Catarina (SESC/SC). A coordenação do festival é de Zélia Sabino e Gustavo Bieberbach, a coordenação de produção, de Andrea Padilha, e a curadoria é de Sassá Moretti, Zélia Sabino, Gustavo Bieberbach e Ricardo Goulart.
Confira os espetáculos agendados para o primeiro fim de semana do FITA:
SÁBADO (05/10) |
FLORIANÓPOLIS, Auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos da UFSC Pareidolia, da Cia. La Llave Maestra (Chile/Espanha), às 20h Pareidolia é a capacidade da mente de reconhecer figuras concretas em formas abstratas, como quando olhamos as nuvens, as manchas nas paredes ou os veios da madeira. Formas que ganham vida, mares de plástico que dançam como ondas gigantes. Um universo poético e cômico à espera da descoberta. Uma viagem à imaginação, onde você só precisa observar alegremente as coisas que nos cercam todos os dias. Direção: Edurne Rankin e Álvaro Morales Duração: 60 minutos Faixa etária: 8 anos Técnica de manipulação: objetos Este espetáculo não depende de fala para compreensão Prestigie a intervenção “Bota o boneco na rua” no dia 05/10, a partir das 19h, no hall do Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo (UFSC)CAMPOS NOVOS, Praça Lauro Müller, Centro Mira – Grupo de Teatro De Pernas pro Ar, de Canoas (RS), às 16h30min Bonecos gigantes inspirados nas obras de Joan Miró trazem um “olhar” agigantado sobre nossas mais puras relações infantis, que se revelam através das brincadeiras populares. Mirar estas figuras em situações tão puras e cotidianas, embaladas por uma trilha sensível e empolgante, nos aproxima, nos faz voltar a ser criança ou simplesmente nos traz um colorido à vida. Direção: Raquel Durigon e Luciano Wieser Duração: 45 minutos Faixa etária: livre Técnica de manipulação: bonecos gigantes habitáveis Este espetáculo não depende de fala para compreensão Obs.: Em caso de chuva, a atividade será transferida para o IFSC Mauro Ramos, às 15h. Endereço: Av. Mauro Ramos, 950 – Centro, Campos Novos. |
DOMINGO (06/10) |
FLORIANÓPOLIS, Teatro da UFSC (ao lado da Igrejinha) – Projeto Cena Aberta Contestados – Cia. Mútua, de Itajaí (SC), às 20h Uma extensa área de terra. Milhares de pessoas envolvidas. Com elementos comuns a tantas tragédias, o Sul do Brasil foi palco de uma das mais dramáticas guerras que já aconteceram em solo brasileiro. Santa Catarina. Início do século XX. Uma história que precisa ser revisitada. Direção: Willian Sieverdt Duração: 60 minutos Faixa etária: 16 anos Técnica de manipulação: figura planaFLORIANÓPOLIS, Floripa Airport, no Carianos Azulindo – Cia. Serafin Teatro, de Campinas (SP), das 14h às 17h Uma menina descobre que a vida marinha está em risco, pois o monstro do lixo (formado por garrafas, latas e resíduos que o homem joga ao mar) cresce cada vez mais e ameaça destruir o cotidiano pacífico dos moradores do recife. Ela busca auxílio dos pescadores e com seus amigos marinhos consegue expulsar o monstro que ameaçava vida no mundo submerso. Direção: Abel Saavedra Duração: 20 minutos Faixa etária: livre Técnica de manipulação: bonecos de varas, manipulação direta e bonecos de luva MIRA – Grupo de Teatro de Pernas pro Ar (Canoas/RS), às 17h FLORIANÓPOLIS, Parque de Coqueiros, no Continente |
INGRESSOS
Gratuito: Centro de Cultura e Eventos da UFSC*, Desembargador Bar, Floripa Airport, Teatro da UFSC*, SESC Prainha* e espetáculos que compõem a Mostra de Rua – FITA e Itinerância
Valores: R$30,00 (inteira) e R$15,00 (meia-entrada**), no Teatro Pedro Ivo
*Os ingressos serão distribuídos com uma hora de antecedência. Organizações sem fins lucrativos, ONGs e instituições de ensino poderão solicitar reserva de vagas através de agendamento prévio (sujeito a lotação do local)
**Meia-entrada para estudantes, professores, pessoas acima de 60 anos e classe artística (com apresentação de DRT)
SERVIÇO
O quê: 12º Festival Internacional de Teatro de Animação
Quando: 5 a 11 de outubro de 2019
Onde: Florianópolis, São José e Campos Novos
Mais informações e programação completa em www.fitafloripa.com.br
Texto: [CW] DAC/SeCArte/UFSC, com informações e fotos do site do Fita e da Assessoria de Imprensa do festival (Letícia Kapper)
Fotos: Divulgação/Fita