LGBTfobia é tema de projeto de alunos do curso de Administração da UFSC

18/10/2019 14:40

Alunos do curso de Administração da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) desenvolvem um projeto que visa contribuir com o acolhimento às vítimas de LGBTfobia na região da Grande Florianópolis. O projeto foi nomeado ExSqueezeMe (squeeze na língua inglesa refere-se à situação de aperto). Na composição do nome, a sonoridade remete à expressão excuse me, fazendo alusão a “um pedido de licença para tratar do tema”, conforme os organizadores.

Hoje o Brasil é um dos líderes em número de casos de violência contra a população LGBT. Segundo dados do Grupo Gay da Bahia (GGB), a cada 20 horas uma pessoa morre no país por ser LGBT. O grupo contabilizou 420 mortes em 2018. No ano anterior, foram registradas 445: 387 assassinatos e 58 suicídios. A maior parte dos assassinatos aconteceu em via pública (56%), mas uma grande parte (37%) ocorreu na casa das vítimas – fato que indica que o crime poderia ter sido realizado por conhecidos.

O projeto ExSqueezeMe pretende dar visibilidade ao preconceito enfrentado por essa população. A proposta é atuar em várias frentes, que incluem capacitação profissional, uma rede de acolhimento para LGBTs expulsos de casa e inclusão por meio da cultura. Os organizadores planejam uma semana de palestras sobre o tema no fim de novembro e a produção de um curta-metragem, que terá a participação de especialistas.

Atualmente, a equipe conta com a colaboração de uma jornalista e tem como parceira a Uipi, empresa júnior do curso de Design na UFSC, além de possuir o apoio de algumas entidades da região. No momento, o projeto encontra-se em fase de estruturação e é aberto a todos que se sensibilizam com a causa e queiram contribuir.

Mais informações pelo e-mail contato.exsqueezeme@gmail.com ou pelo instagram do projeto @exqueezeme.br

Maykon Oliveira/Jornalista da Agecom/UFSC
Foto: Jordan McDonald/Unsplah

Tags: administraçãoExSqueezeMeLGBTLGBTfobiaProjeto