Clínica Veterinária Escola de Curitibanos oferece terapias integrativas a pequenos animais

25/10/2019 11:30

A Clínica Veterinária Escola do Campus Curitibanos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) oferece terapias integrativas, como Reiki, cromoterapia e aromaterapia, a animais de pequeno porte. Os serviços de atendimento ocorrem durante as aulas e por meio de projetos de extensão, somente diante de agendamento prévio.

O trabalho é desenvolvido por uma equipe formada por docentes e alunos. Não são realizados atendimentos de emergência, nem internamentos 24 horas. Os animais levados ao Centro de Educação Profissionalizante Enori Pozzo (Cedup) devem estar em caixa de transporte, no colo ou com coleira.

A coordenadora da clínica, professora Marcy Lancia Pereira, destaca a importância da atividade para a Medicina Veterinária. “Em muitas ocasiões, o profissional preocupa-se em tratar apenas a doença física do animal, porém, isso pode ser apenas a ponta do iceberg. O que buscamos com estas terapias é o equilíbrio físico e emocional, tanto do animal como do seu dono, uma vez que o animal tende a absorver essa energia”, explicou. “Acredito que essa é uma visão que, de forma geral, a Medicina Veterinária não tem agora, mas que certamente estará presente num futuro próximo”, completou Marcy.

Além das terapias, a clínica também promove atendimentos tradicionais, com exames e cirurgia de animais pequenos, grandes e selvagens (no caso de grandes animais, os serviços são realizados em campo, pois o local ainda não possui estrutura para este tipo de atendimento). A Clínica Veterinária Escola atualmente possui laboratórios de patologia, análise clínica, parasitologia, virologia e imunologia, fisiologia da reprodução animal, ultrassonografia e eletrocardiografia.

Conheça as terapias integrativas disponíveis:

. Reiki solidário: Reiki realizado no tutor e no cão ou gato, no mesmo momento. O Reiki é uma terapia energética que permite que haja reequilíbrio energético utilizando a energia universal, por meio do reikiano (pessoa que serve de canal para a energia). Na clínica, há disponibilidade da terapia às quintas-feiras, com hora marcada. Não é cobrado, mas solicita-se uma doação para a ONG Patinhas do Bem, como ração, comedouro, bebedouro, itens de higiene, medicamentos dentro da validade.
. Cromoterapia: feito no cão ou gato, mediante breve conhecimento do que está ocorrendo e avaliação dos chacras, que possuem uma cor específica. A terapia, realizada com cores, também reequilibra os chacras principais e auxilia na cura de doenças físicas e/ou emocionais. A disponibilidade também é de quinta-feira, mediante agendamento.
. Aromaterapia: pode ser indicada de acordo com a necessidade de tratamento físico ou emocional, por meio do uso de óleos essenciais a serem prescritos.

Para agendar um horário, o interessado deve enviar e-mail para ou O agendamento também pode ser feito pelo telefone (49) 2122-0348 ou via WhatsApp pelo contato (49) 99106-0348.

Maykon Oliveira/Jornalista da Agecom/UFSC

Tags: aromaterapiacampus curitibanosCromoterapiamedicina veterináriaReikiReiki Solidárioterapias integrativas