GT realiza 1ª reunião para propor posicionamento e ações da UFSC quanto ao ‘Future-se’
O Grupo de Trabalho (GT), nomeado pelo Reitor Ubaldo Cesar Balthazar por meio da Portaria Nº1720/2019, realizou na manhã desta quarta feira, 31, a primeira reunião. Estiveram presentes os representantes das categorias docente, técnico-administrativo e discente – professor Carlos Alberto Marques (Apufsc), Dilton Mota Rufino (Sintufsc) e Nicollas de Souza (DCE) – além do pró-reitor de Graduação, Alexandre Marino Costa, do secretário de Planejamento, Vladimir Arthur Fey e do chefe do Gabinete, Aureo Moraes.
Inicialmente foram apresentados relatos quanto às ações que cada entidade já adotou, em uma análise preliminar do PL divulgado pelo MEC, além de avaliações sobre aspectos do Programa e seus impactos e as consequências para as Universidades e Institutos Federais. Destaca-se o tempo exíguo destinado à apreciação do programa, a ausência de diálogo prévio com as Universidades, e a necessidade de ampliar o debate sobre o projeto em todos os espaços das instituições.
Também ficou definido que o objetivo do GT é organizar, a partir de documentos produzidos por várias outras Universidades e especialistas, uma proposta de posicionamento institucional a ser submetida ao Conselho Universitário. Além disso, propor um conjunto de ações que dê visibilidade e divulgação do tema a toda a comunidade universitária e à sociedade em geral.
Entre as ações propostas, estão: uma aula inaugural em que seja apresentada a situação da UFSC quanto aos cortes orçamentários, medidas do MEC que impactam a autonomia e o próprio programa “Future-se”; a realização de um debate, já programado para o dia 14 de agosto; organizar e disponibilizar ao público um repositório de documentos sobre o “Future-se”; incentivar e auxiliar os Centros de Ensino para que promovam discussões sobre o programa “Future-se”, a partir de subsídios que o GT irá encaminhar.
Por fim, as entidades e a Administração Central trarão para o próximo encontro uma análise e posicionamento básico sobre pontos que consideram fundamentais do programa. Além disso, o grupo emitirá comunicados sobre suas reuniões.
A próxima reunião deve ocorrer na quarta feira, dia 7 de agosto.