UFSC é campeã geral dos Jogos Universitários Catarinenses

17/07/2019 14:39

Pela primeira vez em sete anos, a UFSC é campeã geral dos Jogos Universitários Catarinenses (JUCs) que foi realizada entre os dias 5 e 9 de julho, em Joinville. Entre os 29 pódios da competição, os estudantes da UFSC subiram em 21: sete vezes como campeã, oito vezes na segunda colocação e seis recebendo o 3º lugar. Na 63ª edição do evento esportivo, a delegação da UFSC foi formada por 210 estudantes, que representaram todos os campi do estado. Essa foi a maior participação da universidade na última década.

O Secretário de Esportes da Universidade, Juliano Fernandes da Silva, acompanhou os estudantes como chefe de delegação e avalia positivamente a participação dos competidores. “Ainda podemos melhorar bastante, mas os resultados já mostram que somos competitivos”, conta. Juliano também diz que um fator importante para o bom desempenho da delegação foi o apoio ao esporte prestado pela administração central, como, por exemplo, a criação da Secretaria de Esporte da UFSC (Sesp). A seleção dos atletas, assim como toda a logística da participação deles no campeonato como inscrições, alojamento, transporte, alimentação e assistência fisioterapêutica tiveram participação da Sesp.

O JUCs é promovido pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e pela Federação Catarinense do Desporto Universitário (FCDU). O evento foi sediado em Joinville, mas também teve provas em outras cidades. A modalidade de Atletismo ocorreu no dia 6 de julho em Jaraguá do Sul, e as provas de Natação em Palhoça, entre os dias 11 e 13 de julho. A classificação geral nos Jogos rendeu o Troféu Eficiência para a Universidade. Em segundo e terceiro lugar, ficaram classificadas UDESC e Univille. Ao todo, 20 instituições participaram dos Jogos Universitários Catarinenses deste ano.

Além dos atletas, outros acadêmicos fizeram parte da competição. Seis estudantes do curso de Fisioterapia do campus Araranguá da UFSC foram prestar auxílio aos competidores, junto com dois professores, compondo um projeto de extensão. Tanto durante as partidas como nos momentos de descanso no alojamento, os futuros fisioterapeutas atenderam os atletas e prestaram os auxílios necessários para um desempenho muscular saudável.

Participação nos Jogos Brasileiros

Com a classificação no JUCs, os times de Basquete 3×3 e Vôlei de Praia, assim como atletas individuais do atletismo, natação e judô, já têm vagas garantidas para participar da fase final dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) em Salvador, na Bahia, no mês de outubro deste ano.

Johann Westphall é um dos atletas que representarão a UFSC na competição nacional. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Computação, ele pratica o basquete há quatro anos e conta que, desde que entrou na graduação, também na UFSC, foi bastante incentivado por seus veteranos. “A Computação já tinha um bom time, então acabei por trocar o futebol, esporte que já praticava antes, pelo basquete”, relembra. Para o estudante de 22 anos essa vitória representou “um novo parâmetro para medir a evolução do time”. Para a competição nacional, Johann sabe que enfrentarão os melhores atletas universitários do país. Por isso, ele e seus companheiros de equipe estão treinando para aumentar e melhorar o entrosamento. Apesar de um dos integrantes do time morar em Joinville, o time planeja participar de campeonatos locais para ganhar “química de jogo”.

Classificação da UFSC no JUCs

1º lugar | Atletismo feminino, Basquete 3×3 masculino, Tênis de campo feminino, Tênis de mesa masculino, Vôlei de praia feminino, Xadrez feminino, Xadrez masculino.

2º lugar | Badminton masculino, Futsal masculino, Futebol eletrônico feminino, Judô masculino, Natação feminino, Natação masculino, Vôlei de praia masculino, Voleibol masculino.

3º lugar | Atletismo masculino, Badminton feminino, Basquete 3×3 feminino, Handebol masculino, Futebol masculino, Tênis de mesa feminino.

Confira a galeria de fotos das equipes e competidores da UFSC:

Karina Ferreira/Estagiária de jornalismo/Agecom/UFSC

Tags: esporteesporte universitárioJUBsJUCsSespUFSC