UFSC Blumenau sedia evento voltado à matemática aplicada e computacional

10/07/2019 10:53

O Campus Blumenau da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) reunirá, entre os dias 24 e 26 de julho, pesquisadores de diversas instituições do país para o I Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional do Vale do Itajaí (ERMAC). A abertura oficial do evento será realizada às 9h45, no dia 24/7, quarta-feira, no auditório da Sede Acadêmica. A programação traz, ainda, palestras, minicursos, mesas-redondas e apresentações de trabalhos.

Apesar de trabalhar com conceitos que, muitas vezes, podem parecer distantes de nosso cotidiano, a área é responsável pelo desenvolvimento de novas tecnologias e processos para a cadeia industrial, gerando ganhos sociais e econômicos diretos e indiretos. Com aplicações nos mais diversos campos – da computação, à medicina, robótica, economia, telecomunicações, entre outras – a Matemática Aplicada e Computacional permite, por exemplo, a construção de modelos que levem ao desenvolvimento de microprocessadores mais velozes ou à otimização de processos fabris, diminuindo custos e aumentando a capacidade de operação de uma empresa.

“Pode-se imaginar o impacto econômico que isso gera em uma região de vocação empresarial como o Vale do Itajaí. Isso sem mencionarmos outras áreas, como a saúde, na qual a matemática computacional pode ser usada para conceber melhorias na precisão e na qualidade de diagnósticos ou na projeção de abrangência de doenças epidêmicas, por exemplo. Ou até mesmo no incremento da produção agrícola, para citar outra aplicação possível, algo que já vem sendo discutido e fomentado em órgãos como a Embrapa há mais de dez anos”, explica o professor Felipe Delfini Caetano Fidalgo, organizador do evento e integrante do Departamento de Matemática da UFSC Blumenau.

O encontro perpassa ainda temáticas como inteligência artificial, computação afetiva, matemática das redes, sistemas e controle, métodos matemáticos em finanças e a participação das mulheres na produção científica, por meio da iniciativaWoman in Science, com sessões técnicas sobre o assunto. Para a conferência de abertura destaca-se a participação do Prof. Nelson Maculan, ex-Secretário de Educação Superior (SESu/MEC), ex-Reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e professor emérito da instituição. Bolsista produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), é especialista em otimização combinatória, programação inteira, programação linear, geração de colunas e otimização global.

Santa Catarina – No Campus Blumenau da UFSC foi recém-criado o Laboratório de Matemática Aplicada e Computacional (LABMAC), sob supervisão do professor Luiz Rafael dos Santos. Atualmente, os cursos e laboratórios de pesquisa na área se concentram, principalmente, na região Sudeste, particularmente nas universidades públicas estaduais e federais como a Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Demais polos localizam-se em Sergipe (UFS), Rio Grande do Sul (UFRGS) e Paraíba (UFPB).

Mais informações na página do evento: http://ermac.blumenau.ufsc.br/

Serviço

O quê? I Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional do Vale do Itajaí (ERMAC)

Quando? De 24 a 26 de julho de 2019

Local? UFSC Campus Blumenau – Rua João Pessoa, nº 2750 – bairro Velha, Blumenau/SC

Quanto? Gratuito

E-mail: ermac.2019@contato.ufsc.br

Camila Collato/Comunicação UFSC Blumenau

 

Tags: Campus Blumenaumatemática aplicadamatemática aplicada e computacionalUFSCUFSC Blumenau