Reitor da UFSC é escolhido para representar a Andifes na Região Sul

29/07/2019 18:03

Nos dias 26 de julho, na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em Vitória, a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) elegeu a nova diretoria-executiva e, ao final, escolheu os seus representantes regionais. O reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) irá conduzir os interesses da Região Sul na Associação, que abrange seis institutos e 11 universidades federais.

Ubaldo explica que aceitou o convite pois, neste ano, para além da importância do cargo e do apoio dos demais gestores, havia um consenso para a indicação da UFSC. Reforça que a representação na Andifes “visa dar visibilidade política para a instituição. Haverá reuniões com os reitores dos três estados e, eventualmente, com a direção nacional, sobre temas que interessam à educação superior, principalmente neste momento delicado, em que se enfrenta uma reforma universitária sem o devido debate”. Lembra que a Andifes tem tensionado a discussão para poder justamente dar uma resposta para o MEC, sobre qual é a universidade que queremos, a manutenção da autonomia constitucional, entre outros. “No projeto atual de reforma é quase consenso que não pode ser da forma como o Ministério está conduzindo”. Para ele é imprescindível o debate, o amadurecimento e tempo.

IFES da Região Sul, representadas na Andifes pelo reitor da UFSC

Paraná

Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila)
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
Instituto Federal do Paraná (IFPR)

Universidade Federal da Fronteira do Sul (UFFS)
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Instituto Federal Catarinense (IFC)
Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)

Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)
Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Universidade Federal do Pampa (Unipampa)
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFAR)
Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS)
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul)

Andifes

A Andifes, criada em 23 de maio de 1989, é a representante oficial das universidades federais na interlocução com o governo federal, com as associações de professores, de técnicos-administrativos, de estudantes e com a sociedade em geral.

São dois centros federais de Educação Tecnológica (CEFETs), dois institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFETs) e 63 universidades federais – localizadas em todos os estados da Federação e no Distrito Federal. Em muitas regiões correspondem à única opção de ensino superior e cumprem, em todas, um relevante papel de indução do desenvolvimento econômico, social e cultural.

Nas universidades federais, estudam cerca de um milhão de alunos de graduação e de pós-graduação, em todas as áreas do conhecimento, e também alunos de ensino fundamental e médio nos colégios de aplicação, escolas técnicas e agrícolas.

Nessas instituições, além da formação de profissionais qualificados, produzem pesquisas e desenvolvem tecnologias que sustentam o crescimento do país e auxiliam de forma decisiva a superação das desigualdades regionais.

Tags: AndifesUFSC