Aplicativo feito na UFSC vence prêmio nacional de computação aplicada à saúde
Pensado para auxiliar os profissionais de saúde, o aplicativo e-SUS AB Atividade Coletiva serve como uma ferramenta para documentar as atividades coletivas realizadas fora das Unidades Básicas de Saúde (UBS). Desenvolvido no Laboratório Bridge, vinculado ao Centro Tecnológico da UFSC (CTC), e em parceria com o Ministério da Saúde, o aplicativo concorreu com sete finalistas de todo o país.
Os profissionais das UBS, que antes faziam os registros em papel e depois repassavam manualmente para o computador, agora contam com o aplicativo para documentar os mutirões em escolas, reuniões entre profissionais de diversas UBS e demais atividades em grupo. “Preserva o meio ambiente e poupa retrabalho”, define Thaisa Lacerda, integrante do Grupo de Trabalho e-SUS AB que foi apresentar o projeto. Lançado em janeiro deste ano, o app já é utilizado em quase 200 municípios e possui mais de 15 mil registros.
A premiação ocorreu no 19º Simpósio Brasileiro de Computação Aplicada à Saúde (SBCAS), realizado dia 14 de junho em Niterói, no Rio de Janeiro, na categoria Workshop de Ferramentas e Aplicações (WFA). Durante a apresentação do trabalho no evento, Thaisa notou certa surpresa do público. “As pessoas se surpreenderam em saber que nós, um laboratório de Universidade Federal, somos os responsáveis por desenvolver tantos produtos de impacto nacional”, conta.

Thaisa Cardoso Lacerda, Analista de Sistemas do Bridge e mestre em Ciências da Computação pela UFSC, apresentou o trabalho durante o Simpósio. Foto: divulgação
Projeto e-SUS
“O projeto surgiu da necessidade de informatizar o processo de trabalho na saúde pública da Atenção Básica” avalia Jades Hammes, gerente geral do Laboratório. A partir dessa demanda, o Ministério da Saúde encomendou que a UFSC desenvolvesse o sistema de informações em 2012. A partir daí, o sistema de dados foi sendo desenvolvido pela equipe e hoje inclui Prontuário Eletrônico Cidadão (PEC), Coleta de Dados Simplificada (CDS) e os aplicativos mobile de Atenção Domiciliar, Território e Atenção Coletiva. O Sistema de Informações e-SUS AB é oferecido gratuitamente a todas as UBS do Brasil desde 2013, sendo a solução completa utilizada em mais de 2600 municípios.
O Laboratório Bridge
Com 118 colaboradores, entre bolsistas graduandos e pós-graduandos da UFSC, profissionais contratados e professores orientadores, o laboratório Bridge atua no Centro Tecnológico da UFSC. Além do e-SUS AB, as equipes do Bridge também desenvolvem o sistema SISMOB, que monitora obras em UBS, em parceria com o Ministério da Saúde; e o Registro Nacional de Implantes (RNI), que organiza informações de próteses e órteses, para a Anvisa.
Fonte: Assessoria de Imprensa / Laboratório Bridge / CTC / UFSC
Edição: Karina Ferreira / Estagiária de Jornalismo / Agecom / UFSC