Workshop sobre ‘Internet das Coisas’ compreende atividades de internacionalização da UFSC

Apresentação do projeto Print / Universidade de Cambridge e da tecnologia que será repassada à UFSC para múltiplo uso aos coordenadores dos 27 projetos que compõe o financiamento CAPES/PRINT. (Foto: arquivo pessoal)
Desde o lançamento do Programa Institucional de Internacionalização Capes-PrInt na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2017 diversas ações vêm sendo desenvolvidas com foco na internacionalização da universidade. Para dar continuidade às atividades, no dia 27 de junho, quinta-feira, das 14 às 18 horas, no Anfiteatro B do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção (antigo prédio da Engenharia de Produção), será realizado um Workshop sobre o Projeto CAMNEXUS (IoT – Internet das Coisas).
O objetivo é apresentar à comunidade acadêmica, em especial aos coordenadores de subprojeto no âmbito do Capes-Print/UFSC, a tecnologia desenvolvida pelo CAMNEXUS, vinculado à Universidade de Cambridge. A apresentação será feita pela pesquisadora-líder Jéssica OCampos e Pablo Salas, vice-diretor do Cambridge Centre for Environment, Energy and Natural Resource Governance (C-EENRG).
A iniciativa, desenvolvida pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG), busca expandir o campo de conhecimento sobre a ‘Internet das Coisas’ e incentivar projetos na área em conjunto com os programas de pós-graduação interessados.
Projeto CAMNEXUS na UFSC
A Universidade de Cambridge é parceira do projeto Capes-PrInt no Subprojeto ‘Água, Energia e Alimento NEXUS: Sustentabilidade na comunidade internacional’, inserido na área de sustentabilidade, coordenador pela pró-reitora de Pós-Graduação, Cristiane Derani. O projeto será desenvolvido pelos programas de Pós-graduação em Direito, Design, Contabilidade, Interdisciplinar em Ciências Humanas.
Desde 12 de junho os pesquisadores-líderes do CAMNEXUS Pablo Salas, Jéssica OCampos e Juan Carlos OCampos têm desenvolvido atividades na UFSC, tais como reunião com a Direção-Geral do Gabinete do Reitor, almoço envolvendo os coordenadores dos subprojetos da Capes- Print ‘Água, Energia e Alimento “NEXUS” – Sustentabilidade na comunidade internacional’, ‘Energia sustentável para o futuro’ e ‘Automação, controle e sistemas computacionais para indústria e serviços 4.0’.
Entre 17 e 19 de junho foram realizadas reuniões com a Secretaria de Inovação (Sinova) e com as coordenações dos subprojetos Capes-PrInt ‘Alimentos de origem vegetal, processamento e impacto na saúde’ e ‘Energia sustentável para o futuro’.
Esta semana os líderes do Projeto CAMNEXUS estiveram com a Coordenação do Subprojeto ‘Produção sustentável de alimentos no âmbito das Ciências Agrárias’, realizaram reunião com professores e ministram um treinamento sobre o Projeto CAMNEXUS na quinta-feira, 27. Em julho estão previstas reuniões entre os pesquisadores e representantes do Sebrae e uma viagem a Araranguá para se reunir com representantes dos programas de Pós-graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação (PPGTIC) e em Energia e Sustentabilidade (PPGES).
- Visita à Secretaria de Inovação da UFSC. (Foto: arquivo pessoal)
- Visita ao diretor-geral do Gabinete da Reitoria para discutir parcerias entre a UFSC, Universidade de Cambridge e Camnexus. (Foto: arquivo pessoal)
- (Foto: arquivo pessoal)
- (Foto: arquivo pessoal)
Saiba Mais
O Capes-PrInt UFSC, Programa Institucional de Internacionalização, foi lançado em 2017 através do Edital 41/2017, visando à seleção de Projetos Institucionais de Internacionalização de Instituições de Ensino Superior ou Institutos de Pesquisa. O programa apresenta os seguintes objetivos:
- Fomentar a construção, a implementação e a consolidação de planos estratégicos de internacionalização das instituições contempladas nas áreas do conhecimento por elas priorizadas;
- Estimular a formação de redes de pesquisas internacionais com vistas a aprimorar a qualidade da produção acadêmica vinculadas à pós-graduação;
- Ampliar as ações de apoio à internacionalização na pós-graduação das instituições contempladas;
- Promover a mobilidade de docentes e discentes, com ênfase em doutorandos, pós-doutorandos e docentes para o exterior e do exterior para o Brasil, vinculados a programas de pós-graduação stricto sensu com cooperação internacional;
- Fomentar a transformação das instituições participantes em um ambiente internacional e
- Integrar outras ações de fomento da Capes ao esforço de internacionalização.