DIVULGA UFSC – 05/06/2019 – Edição 1256

05/06/2019 09:51

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
www.divulga.ufsc.br – 05/06/2019 – Edição 1256

Perfil do Graduando UFSC: universidade é espaço de inclusão, diversidade e acesso à cultura

Os dados divulgados na V Pesquisa Nacional de Perfil Socioeconômico e Cultural dos Graduandos das IFEs, edição de 2018, apontam que 36% dos graduandos que entraram na UFSC em 2018 foram por meio de ações afirmativas. A pesquisa identificou um universo de mais de 1,2 milhão de estudantes de 65 IFEs, sendo 63 universidades e dois Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets), e contou com 424.128 respondentes, sendo que da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) participaram 34.205 graduandos, o que representou 2,8% do total de respondentes. Dos 12.302 que ingressaram por cotas, 3.010 são Preto/Pardo/Indígena e 89 por Deficiência, esta última implantada na UFSC no Vestibular 2019. Continue a leitura»».

Semana do Meio Ambiente: mesa-redonda aborda o impacto da carne no meio ambiente

‘Impacto da carne no meio ambiente’ é o tema da mesa-redonda que ocorre nesta quarta-feira, 5 de junho, às 16h, no auditório da Reitoria. A atividade é parte da programação da Semana do Meio Ambiente da UFSC, que está sendo realizada ao longo de toda a semana. A primeira palestrante será Sônia T. Felipe, professora de Filosofia aposentada pela UFSC, com pós-doutorado em Bioética Animal, que abordará o tema ‘Ética e direitos animais’. A seguir, Juliana Gomes e Sandra Guimarães apresentarão a palestra ‘Veganismo e agroecologia: diálogos possíveis’. A inscrição para participar das mesas-redondas deve ser feita online. Toda a programação da Semana do Meio Ambiente está disponível aqui.

Ecofeminismo e veganismo é tema de roda de conversa nesta quarta

Feminismo e veganismo: suas relações com as lutas antiopressão‘ é o tema da roda de conversa que ocorre nesta quarta-feira, 5 de maio, às 19h, no auditório do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ/UFSC). A atividade é promovida pelo Núcleo de Pesquisas em Direito e Feminismos Lilith, cuja análise feminista tem como ponto de partida o reconhecimento e a valorização de todas as formas e pluralidades de vida. A roda de conversa será conduzida por Janyne Sattler e Maria Alice da Silva, ambas professoras do curso de Filosofia da UFSC, e Sandra Guimarães, autora do blog ‘Papacapim – desmistificando a culinária vegetal‘. A atividade é aberta a todos e não é preciso realizar inscrição. Mais informações na página do evento no Facebook.

‘Eco Day – Recicle seu olhar’: evento sobre gestão de resíduos

O projeto criado por estudantes de Administração da UFSC visa promover a redução dos resíduos orgânicos e a aplicação das boas práticas de compostagem para a comunidade estudantil. O Eco Day será realizado no dia 6 de junho, às 18h30, no Auditório do CSE. As palestras serão ministradas por André Toro, engenheiro sanitarista e Marcos José de Abreu, engenheiro agrônomo e vereador. As inscrições podem ser feitas no link. Mais informações.

Ciclo de palestras sobre o mundo greco-romano nesta quinta-feira, dia 6

A quinta palestra sobre o mundo greco-romano ‘Tinha uma pedra no meio do caminho: Aquiles, Heitor, Ajax, o Grande, e a construção do herói na ‘Ilíada’ será realizada no dia 6 de junho. Apresentada pelo historiador Gustavo Sartin, o evento será realizado na Sala Henrique da Silva Fontes, no piso superior da Biblioteca Central, às 14h. Os encontros são abertos à comunidade, com emissão de certificados. Mais informações.

Observatório de Justiça Ecológica da UFSC promove oficinas de Direitos Humanos, dia 6

O Observatório de Justiça Ecológica, grupo de pesquisa vinculado ao Programa de Pós-graduação em Direito (PGD/UFSC), promove na quinta-feira, dia 6 de junho, duas palestras que integram a ‘Oficina de Direitos Humanos’. A primeira, às 14h20, tratará de ‘Direito Penal do inimigo e crises migratórias: funcionalismo e seus prejuízos político-sociais’, com professor Marcelo Pertille (Univali). A segunda palestra, às 16h20, abordará ‘As violações de Direitos Humanos e as repercussões ecológicas’, com Leatrice Faraco Daros (PPGD/UFSC). O evento será realizado no Auditório do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ/UFSC). Continue a leitura>>.

Bloomsday 2019 celebra o escritor James Joyce no Teatro da UFSC

Nos dias 6, 15 e 16 de junho será apresentado no Teatro da UFSC o espetáculo ‘Minha pequena Irlanda’, adaptação teatral do romance ‘Finnegans Wake’, de James Joyce, publicado em 1939, um dos marcos para a história da literatura. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados na bilheteria do teatro, que abre uma hora antes do início da sessão. Além da apresentação teatral, também integra o Bloomsday de Florianópolis o I Workshop in Progress (Estudos Joycianos no Brasil, liderado por Vitor Amaral), nos dias 6 e 7. Mais informações.

Lefis promove atividades de formação de professores em junho

O Laboratório Interdisciplinar de Ensino de Filosofia e Sociologia (Lefis/UFSC) promove, a partir do mês de junho, a oficina ‘Formação Continuada de Professores: Alguns desafios e problemas no ‘chão’ da sala de aula de Sociologia’ e o minicursoOs estudos sociológicos no campo da deficiência e a integração social’. O minicurso, previsto para os dias 6, 13 e 17 de junho, oferecerá uma introdução sobre os estudos sociológicos no campo da deficiência. Os encontros serão realizados no Auditório da Secretaria de Estado da Educação (SED). Já a oficina ocorrerá em sete encontros, do dia 1° de junho ao dia 19 de outubro, aos sábados à tarde na UFSC. Informações neste link. Para participar do minicurso e da oficina, é necessário se inscrever previamente pelo site. Continue a leitura>>.

‘Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação’ recebe artigos até 10 de junho

Com o tema ‘Estratégias em Fatores Humanos para Transformação Digital e Resiliência’, a 9ª edição do Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação (ciKi) será realizado nos dias 7 e 8 de novembro de 2019, na cidade de Porto Alegre. O evento itinerante é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGEGC/UFSC) e já passou por Brasil, Espanha, Equador, Colômbia e México. O objetivo do ciKi é dar visibilidade a novas teorias, métodos e técnicas de Gestão do Conhecimento e da Inovação. Mais informações no site do evento.

Palco do Projeto 12:30 recebe a banda ‘Los Desterros’, nesta quarta-feira

O Projeto 12:30 recebe o grupo ‘Los Desterros’, de Florianópolis, nesta quarta-feira, dia 5 de junho. A sonoridade do grupo é resultado de pesquisa sobre as tradições musicais da América Latina e do Caribe pós-descobrimento. A música contemporânea também entra na lista de influências da banda, trazendo ousadia para as referências tradicionais. O evento é gratuito e aberto à comunidade, e acontece ao lado do Centro de Cultura e eventos, às 12h30. Mais informações.

Clássico do cinema cubano será exibido nesta quarta, 5 de junho

O Circuito de Cinema Latino-Americano e Caribenho Alí Primera (CIRCULA), organizado pelo Instituto de Estudos Latino-Americanos (IELA/UFSC), apresenta na próxima quarta-feira, 5 de junho, às 18h30, o filme Memorias del Subdesarrollo. O longa cubano, dirigido pelo consagrado cineasta Tomás Gutiérrez Alea, narra de maneira irônica os dilemas e contradições de um burguês cubano após a Revolução Socialista de 1959. A exibição será no Auditório do Centro Socioeconômico (CSE/UFSC), seguido de debate. Continue a leitura»».

Acompanhe outras notícias da UFSC
noticias.ufsc.br

Confira a programação da TV UFSC
tv.ufsc.br

Siga a UFSC nas redes sociais
Facebook
TwitterFacebook

 


Contatos com a produção deste informativo:
Coordenadoria de Comunicação Organizacional e Novas Mídias – Agecom

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Campus Reitor João David Ferreira Lima. Trindade. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.
divulga@contato.ufsc.br / +55 (48) 3721-9601
Acesse nossa Política Editorial
Para deixar de receber nossos boletins, clique aqui.

 

 

Tags: Divulga UFSCUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina