Andifes divulga vídeo com os resultados da 5ª pesquisa nacional de perfil dos graduandos
Para divulgar os resultados apontados pela V Pesquisa Nacional de Perfil Socioeconômico e Cultural dos Graduandos das Instituições Federais de Ensino Superior (IFEs), edição de 2018, a Associação Nacional de Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil (Andifes) produziu um vídeo com dados apurados a partir da resposta de 424.128 estudantes de graduação das IFEs.
Os resultados da edição de 2018 da pesquisa, que é realizada desde 1996 pelo Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Estudantis (FONAPRACE), vinculado à ANDIFES, demonstram como a Lei de Cotas (nº 12.711/2012), o Estatuto da Juventude (nº 12.852/2013) e as Políticas de Ações Afirmativas têm se comportado nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFEs). Os dados revelam que o perfil racial do estudante das instituições federais brasileiras mudou: do universo pesquisado, 51,2% dos estudantes são pretos/pardos/quilombolas. O número de indígenas aldeados dobrou da pesquisa de 2014 para a de 2018.
Segundo o pró-reitor de Assuntos Estudantis da UFSC, Pedro Luiz Manique Barreto, a pesquisa é extremamente importante porque apresenta um raio-x da realidade social e socioeconômica que serve de base para definir as políticas de permanência estudantil e para entender quais são as principais características e necessidades dos estudantes. “Os dados apresentados demonstram a democratização do acesso e indicam fatores como os benefícios de atividades físicas para os estudantes”, destacou.
Abaixo, assista ao vídeo “Quinta Pesquisa Nacional dos Estudantes”:
Confira mais informações nas reportagens:
Perfil do graduando UFSC: série apresenta resultados de pesquisa nacional realizada com estudantes
Trabalho, estudo, deslocamento: perfil do graduando UFSC aponta uma rotina intensa