Hospital Universitário completa 39 anos e caminha para recomposição da equipe

07/05/2019 13:50

O Hospital da Universidade Federal de Santa Catarina Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC) chega aos 39 anos com uma história consolidada, oferecendo 35 habilitações em saúde e, após a adesão à rede Ebserh, ganhou uma nova gestão e caminha para a recomposição de sua força de trabalho, com as convocações de trabalhadores concursados.

O balanço foi feito pela superintendente do hospital, Maria de Lourdes Rovaris, na solenidade de abertura das homenagens pelo aniversário. Ela fez um breve histórico sobre a fundação do hospital e fez questão de lembrar os esforços do professor Polydoro Ernani de São Thiago, que dá nome ao HU, na luta para que o projeto do hospital se consolidasse.

“Foi uma luta grande, que começou nos anos 60 e somente se consolidou nos anos 80, após intensa participação de docentes, alunos, técnicos administrativos em educação e comunidade para que se tornasse realidade”, resumiu.

Ela ressaltou, ainda, no histórico, a adesão à rede Ebserh, em 2016, que trouxe uma nova gestão para o hospital, além de permitir que, atualmente, o HU caminhe para a recomposição de sua força de trabalho, devido às contratações de pessoal, que foram reforçadas a partir do ano passado, e também a recuperação da estrutura física e parque tecnológico

Além de lembrar os colaboradores, docentes e residentes que acompanharam a história do hospital, nestes 39 anos, a superintendente fez uma homenagem também aos novos contratados, que participaram da solenidade de homenagem. “Parabéns a todos que estiveram juntos nestes 39 anos e a todos vocês que chegam e agora têm a responsabilidade de prosseguir com esta história. Parabéns a todos que lutam por um HU 100% SUS, público e de qualidade”, finalizou.

O vice-presidente do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal de Santa Catarina, Fabrício de Souza Neves, que representou a reitoria no evento, ressaltou a integração entre os cursos da área de saúde da universidade e o hospital. “Que seria de todos estes cursos sem o HU? Por outro lado, haveria um HU sem estes cursos? Este casamento é tão forte, esta história está tão imbricada, que temos de falar disso como um conjunto”, afirmou.

A solenidade de abertura das homenagens foi realizada no refeitório do HU e a programação, que começou nesta segunda-feira, 6, prevê exposição de produção científica no térreo do HU e atividades da campanha de coleta seletiva solidária durante toda a semana.

A superintendente do hospital ressaltou, ainda, os principais desafios da gestão neste ano: a implantação da estrutura organizacional plena; a implantação do Aplicativo de Gestão dos Hospitais Universitários; a recuperação da estrutura física visando à obtenção do alvará geral; a renovação do parque tecnológico; abertura de novos serviços; novo dimensionamento de serviços assistenciais visando ao novo dimensionamento de pessoal; reestruturação da política de pesquisa e inovação e a política de gestão de pessoas.

Além as homenagens, a segunda-feira foi marcada pela chegada de 27 novos empregados da Ebserh, que foram aprovados em concurso e iniciaram as suas atividades nesta semana, passando por um processo de integração.

O Hospital Universitário foi fundado em 2 de maio de 1980. Na verdade, as obras de construção começaram em 1964, mas só se tornou realidade nos anos 80, após um processo de intensa reivindicação de alçunos, professores e comunidades para obtenção de recursos.

Inicialmente instalaram-se os leitos de clínica médica e de clínica pediátrica com seus respectivos ambulatórios. Posteriormente foram ativados o Centro Cirúrgico, a Clínica Cirúrgica I e a UTI Adulto e finalmente , em 1996, a Maternidade.

O Atendimento prioritário de ambulatório consolidou-se ao longo dos anos seguintes permitindo que o Hospital completasse sua estruturação em quatro grandes áreas básicas: clínica médica, cirúrgica, pediatria e tocoginecologia.

Sobre a Rede Hospitalar Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais ligados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

Confira o álbum de fotos neste link.

Sinval Paulino/jornalista do HU

Fotos: Jair Quint/Agecom/UFSC