UFSC prorroga contrato com Unimed e prepara nova licitação

26/03/2019 09:54

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Prodegesp) e o Departamento de Atenção à Saúde (DAS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) acertaram a prorrogação sem reajuste da mensalidade do contrato do Plano de Saúde da Unimed até abril. Desta maneira, a fatura a ser paga pelos conveniados em 15 de maio não terá aumento. A negociação conduzida pelo reitor da UFSC, Ubaldo Cesar Balthazar; a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Carla Búrigo; e o diretor do DAS, Paulo Botelho; junto ao diretor executivo da Unimed, Theo Bub, e o CEO da Unimed, Richard Oliveira, foi concluída na segunda-feira, 25 de março.

Em fevereiro, a operadora de planos de saúde indicou um reajuste de 24% para prorrogação do contrato, enquanto a UFSC fizesse nova licitação. Na contraposta, a Prodegesp/DAS solicitou a isenção do reajuste enquanto fosse gerenciado o processo da licitação.

O diretor do DAS, Paulo Botelho, prestou assessoria técnica ao reitor e disse que o compromisso era “necessário para não haver descontinuidade no atendimento de 15 mil beneficiários ligados à Universidade”. 

Entretanto, Botelho aponta que a UFSC vai iniciar um processo licitatório até o final desta semana, com previsão de conclusão ainda em abril. Ou seja, quando o contrato da atual licitação com a Unimed terminar, uma nova já estará em vigor. “Temos o compromisso da Pró-Reitoria de Administração de que o processo da licitação é prioritário”, diz Botelho.

O diretor do DAS lembra que os servidores também continuam com o direito de contratar um plano de saúde por conta própria e procurar o DAS para restituição do valor repassado pela UFSC. Ele também informa que o departamento irá enfocar uma política mais aguerrida de atenção à saúde, mais preventiva do que reativa.

Tags: Plano de SaúdePró-Reitoria de Gestão de PessoasUFSCUnimedUniversidade Federal de Santa Catarina