Professor e pós-doutoranda da UFSC lançam o livro ‘À beira’, dia 11 de abril
O professor da UFSC, Jéferson Silveira Dantas, e a pós-doutoranda no Programa de Pós-graduação em Jornalismo da UFSC, Jeana Santos, lançam no dia 11 de abril, às 19h, no Café Barió, localizado no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, o livro ‘À beira'(Insular, 2019). No livro, a jornalista formada na UFSC e doutora em Literatura Jeana Lexau (pseudônimo de Jeana Santos) e o historiador e doutor em Educação Jéferson Dantas atingem esse tratamento fotográfico nas 33 narrativas curtas aqui reunidas, nem sempre equiparáveis aos contos, mas também à prosa poética, à crônica, ou seja, a diferentes formas de narrativa.
À beira é um mosaico poético-existencial sobre o obscurantismo em que o país mergulhou nos últimos anos. De um lado, aborda questões atemporais, como a falibilidade humana, seus recalques, dores, dissabores e desencantos. De outro, temas contemporâneos, como a inserção cada vez maior das redes sociais nas relações humanas, a ameaça fascista e promotora do ódio e a bancarrota de um país que se consome, literalmente, nas chamas de um museu etc.
Jeana, que já foi ganhadora de um concurso de crônicas promovido pela Editora da UFSC, define: “Em tempos tão obscuros, em que a ação política proclama o ódio e que as relações humanas se pautam pela superficialidade das redes, estamos todos à beira… À beira do abismo, da renúncia, do abandono de si e do outro…”
Jéferson argumenta que a ideia do livro é expressar aquilo que tende a oprimir e a silenciar. “Sintetiza um processo de grande angústia existencial num contexto histórico em que o ódio é utilizado como estratégia política, aplacando qualquer possibilidade de emancipação humana”.
A escrita lacerante dos autores propõe reflexões fundas num tempo histórico em que a aparência a todo instante teima em querer subjugar a essência.