Novo ouvidor da UFSC é nomeado

01/03/2019 13:56

Gratidão mútua marcou a nomeação do novo ouvidor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na manhã desta sexta-feira, 1º de março. Empossado na Universidade no mesmo dia, só que em 1977, Arnaldo Podestá Júnior exerceu a função de ouvidor desde 2004 e foi homenageado na posse do novo titular, Fabiano Seelig Paulokun.

“Só tenho a agradecer à Universidade pelo engrandecimento pessoal. Desisti de um doutorado, mas nunca me arrependi. Foi muito importante para um técnico assumir a função”, afirmou Arnaldo, aposentado desde fevereiro. Ele ressaltou que para o bom andamento da Ouvidoria, o auxílio dos gestores é necessário e que nos 15 anos como ouvidor, sempre teve colaboração dos reitores e diretores de centro. Arnaldo, também destacou o comprometimento dos servidores envolvidos com a atividade e que muitas vezes trabalhou mais de dez horas por dia para responder os encaminhamentos. “Tudo tem prazo para que o aluno, que é o nosso maior público, não seja prejudicado”.

O reitor da UFSC, Ubaldo Balthazar, entregou um documento agradecendo Arnaldo, em nome da UFSC, pela dedicação, tempo e trabalho. Ele comentou que, quando diretor de centro e coordenador de curso, recebeu “as famosas cartinhas do Arnaldo para dar explicações”. Ubaldo também destacou que Arnaldo passou por vários setores da UFSC, “o que deixa clara a importância dele na estrutura da universidade”. Para Fabiano, Ubaldo aconselhou distanciamento dos fatos para olhar externamente e não se envolver, “exercer a função em defesa dos interesses da Universidade”.

O novo Ouvidor, Fabiano, é contador e vem da Pró-Reitoria de Extensão. Ele destacou que Arnaldo, mesmo já aposentado passou a semana explicando os processos e o passo a passo da atividade: “Queria agradecer o Arnaldo pela disponibilidade, que dificilmente se encontra uma pessoa assim. Pretendo exercer a função com a celeridade e seriedade que marca a Ouvidoria da UFSC”.

O pró-reitor de Extensão, Rogério Cid Bastos, participou da homenagem e lembrou que estava na gestão em 1996, quando a Ouvidoria foi criada. “A função de ouvidor tem uma importância institucional: não pertence à gestão, mas à comunidade”.

Fotos: Henrique Almeida/Agecom/UFSC

Tags: ouvidorouvidoriaUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina