Centro de Comunicação e Expressão inaugura novo espaço multiuso

18/03/2019 09:46

Na última quinta feira, 14 de março, o Espaço Multiuso Zahidé Lupinacci Muzart foi inaugurado no “varandão” do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). O espaço será utilizado para funcionar como uma “vitrine” do Centro, e homenageia uma professora da UFSC, falecida em 2015.

A cerimônia contou com  uma apresentação de um histórico do espaço: inicialmente o local era utilizado pela livraria da Editora UFSC, depois seu uso foi cedido aos estudantes, enquanto a Comissão de Espaço Físico do CCE deliberava qual seria sua destinação final. No primeiro semestre de 2018 foi decidido que o espaço seria reformado e serviria como “vitrine” do Centro de Comunicação e Expressão.

A partir de agora, a intenção é que o espaço seja utilizado para performances, eventos, recepções, oficinas, bem como projetos de pesquisa, ensino e extensão. A ideia de nomear o espaço homenageando a ex-professora da instituição foi sugerida pela coordenadora do departamento de Jornalismo, Maria José Baldessar.

Estiveram presentes na inauguração a vice-diretora da UFSC, Alacoque Lorenzini, os diretores do Centro de Comunicação e Expressão, Arnoldo Debatin Neto e Silvana de Gaspari. Além disso, também estiveram presentes o sobrinho de Zahidé, Oscar Lupinacci, sua secretária pessoal, Mercedes Martins, além de colegas de profissão da homenageada, como a professora Mara Lago, Tânia Ramos, Miriam Grossi, Joana Maria Pedro, entre outras. Dentre as diversas falas que permearam a inauguração do evento, destacaram-se o profundo agradecimento por este tributo, assim como a importância relativa à representatividade feminina.

Quem foi Zahidé Lupinacci Muzart?

Foto: Arquivo Pessoal

Gaúcha, Zahidé nasceu na cidade de Cruz Alta, em 1939. Formou-se em Letras Neolatinas e em Música, na PUC do Rio Grande do Sul e na UFRGS, respectivamente. A partir de 1962, Zahidé concluiu duas especializações e um doutorado na área de línguas e literatura francesa, ambos realizados na França. Quatorze anos depois, em 1976, ingressou na Universidade Federal de Santa Catarina como professora de francês.

Na UFSC, contribuiu com a criação do mestrado e doutorado de pós graduação em literatura. Zahidé também foi criadora da Revista Travessia da UFSC em 1980 e sua editora durante 13 anos. Além disso, como pesquisadora, ela foi responsável por duas linhas de pesquisa: Literatura e Mulher, e Literatura, História e Memória. Zahidé faleceu em 2015.

Maria Woldan / bolsista do curso de Jornalismo / CCE – UFSC

Fotos: Pipo Quint / Agecom / UFSC

Tags: Centro de Comunicação e Expressão (CCE)Fazendo GêneroUFSCUniversidade Federal de Santa CatarinaZahide Lupinacci MuzartZahidé Muzart