Servidores precisam estar atentos a problemas provocados por temporais

28/01/2019 13:33

Chuvas torrenciais como a da semana passada podem desencadear problemas em diversos setores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e os servidores precisam ficar atentos a medidas preventivas para evitar transtornos durantes temporais.

Engenheiro civil na Coordenadoria de Manutenção Predial e de Infraestrutura, Hélio Rodak de Quadros Junior conta que a UFSC dispõe de 300 a 400 construções e benfeitorias em Florianópolis, que “vão de edifícios a laguinhos”, mas não há um sistema de monitoramento em tempo real como fazem Casan e Celesc. Assim, manutenções ou reparos dependem do acionamento pelos responsáveis por cada local.

A recomendação do diretor de Manutenção Predial e de Infraestrutura, José Fabris, para uma infiltração durante uma chuva é afastar computadores e equipamentos com risco de serem atingidos e depois acionar o DMPI. Em emergências mais graves no campus da Trindade, a Secretaria de Segurança Institucional (SSI) deve ser acionada pelos telefones (48) 3721-9555/5050.

O fluxo usual do sistema passa pelo Sistema de Processos Administrativos (SPA), onde o usuário abre um processo, que é encaminhado pela Secretaria de Obras, Manutenção e Ambiente (Seoma) ao responsável pela demanda. Em dias como a quinta-feira passada, 24 de janeiro, quando uma estação meteorológica da região insular de Florianópolis registrou 217 mm de precipitação, a situação foge da regra: sem um roteiro, as solicitações são feitas por outros meios, como e-mails, mensagens eletrônicas via redes sociais e telefonemas a diversos setores, incluindo a segurança e Gabinete da Reitoria, explica Hélio.

Em janeiro de 2018, uma tormenta semelhante provocou estragos em diversos setores e, por conta disto, os servidores ficaram mais atentos durante a chuva do dia 24. Equipamentos elétricos foram desligados e, em alguns locais, havia a customização de medidas, como num laboratório do CTC onde havia uma proteção de lona plástica para os computadores.

No dia 24, houve diversas reclamações de infiltrações (CTC, CCE, Museu, CFM, Reitoria, Colégio de Aplicação, NDI), mas durante as chuvas as equipes de manutenção não podem trabalhar no telhado pelo alto risco. Os serviços acionados funcionam mais como contenção de danos – assim como a Prefeitura de Florianópolis realiza a retirada de galhos e árvores caídas, o setor de parques e jardins da Prefeitura Universitária faz o mesmo.

Os trabalhos in loco são realizados quando não há chuva. Em diversas unidades com demandas específicas, há uma agenda periódica, como a limpeza de calhas nos locais onde há muita vegetação em volta e o consequente acúmulo de folhas.

Como a UFSC está em período de férias, não houve situações delicadas como se havia ou não a necessidade de suspender aulas – em alguns locais, a energia fora desligada pelos administradores de edifício e em outros o pessoal da limpeza faz o check up para conferir se os aparelhos de ar condicionado estão desligados. Hélio alerta que estas dinâmicas são próprias do campus da Trindade e que em outros campi e unidades da UFSC há outros sistemas.

O telefone do Departamento de Manutenção Predial e de Infraestrutura é o (48) 3721-3846 e o e-mail é o dmpi.seoma@contato.ufsc.br

Tags: chuvaefeito das chuvas na UFSCtemporalUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina