Documentário ‘Anauê’ estreia neste domingo na TV UFSC

07/11/2018 17:44

O documentário “Anauê! O Integralismo e o Nazismo na Região de Blumenau”, produção do cineasta Zeca Pires, atual Coordenador do Departamento Artístico Cultural da UFSC, estreia na TV UFSC neste domingo, 11 de novembro, às 18h30. Para assistir, basta sincronizar a TV UFSC no canal 63.1 na TV digital aberta ou pelo canal 15 da NET.

Sinopse

O estado de Santa Catarina foi colonizado em parte pelas etnias germânica e pomerana, que se localizaram na região do Vale do Itajaí. Uma animosidade, às vezes sutil, aconteceu entre os germânicos e os portugueses que colonizaram parte do litoral catarinense. Mas é com a Segunda Grande Guerra Mundial que todas essas diferenças vêm à tona na região, promovidas pela “Nacionalização” que, a partir de então, impõe aos descendentes, sobretudo os de origem alemã, um rigoroso regime de combate às ideias nazistas e integralistas que tendiam a se fortalecer naquele período histórico.

O filme “Anauê” traz à tona, por intermédio de depoimentos de acadêmicos, populares e militares, a discussão do que de fato aconteceu na região de Blumenau antes, durante e no pós-guerra. Porém, ao discutir o passado da região de Blumenau, um assunto ainda mais pulsante se sobrepõe: a ideologia reacionária que se fortalece no momento atual no Brasil e no Mundo.

“Anauê” é resultado de vários anos de viagens e pesquisas em acervos de cidades do Vale do Itajaí e Vale do Itapocu, região de forte colonização alemã. O tema central são os movimentos Integralista e Nazista em Santa Catarina antes, durante e pós Segunda Guerra Mundial.

Um dos destaques do filme são as entrevistas com acadêmicos, protagonistas, moradores da região e militares, que falam sobre o que de fato aconteceu em Blumenau. É um retrato que contribui para se compreender o cenário dos dias atuais. “Com o filme, quero estimular a discussão sobre a importância do diálogo num momento em que a intolerância cresce em todo o mundo”, afirma Zeca Pires.

José Henrique Nunes Pires (Zeca Pires)

Filho do poeta e educador Aníbal Nunes Pires, Zeca (como é conhecido) é formado em Administração e Jornalismo, com mestrado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Realizou vários documentários e curtas-metragens de ficção, sempre relatando aspectos da cultura de Santa Catarina, em especial dos habitantes da ilha onde está localizada a cidade de Florianópolis. Foi um dos criadores da Cinemateca Catarinense e do Fundo Municipal de Cinema, além do Curso de Cinema e Vídeo da Unisul. É o Coordenador do Departamento Artísitico Cultural (DAC)/SeCArte da UFSC.

Ficha técnica do filme

Diretor: Zeca Nunes Pires
Duração: 107 min.
País: Brasil
Categoria: documentário
Classificação Indicativa: 12
Elenco: Édio Nunes Gringo Starr, Roberto Lacerda
Direção de Fotografia: AdenorGouvea Filho
Montagem/Edição: Giba Assis Brasil, Jonatas Rubert
Som Direto: AdenorGouvea Filho
Edição de som: Leandro Cordeiro
Trilha sonora original: Jorge Canto
Produção executiva: Maria Emília de Azevedo

O trailer oficial do filme Anauê! está disponível aqui. A versão legendada pode ser acessada aqui.

Tags: AAnauêDACDepartamento Artísitico CulturalintegralismonazismoSeCArteSecretaria de Cultura e ArteUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina