Biblioteca Central promove exposições e atividade de arte terapia

04/10/2018 13:09

A Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (BU/UFSC) divulga atividades do mês de outubro. A programação conta com exposições de obras da artista Telma Piacentini; a 11ª edição do projeto colecionismo e uma terceira exposição em comemoração aos seis anos do projeto cinema mundo. Sessões de arte-terapia ocorrem, também, nos espaços físicos da Biblioteca. Mais informações a seguir.

SUMI-Ê: pintura com tinta

Obras de arte em Sumi-ê da artista Telma Piacentini que pratica esta técnica de pintura desde 2003. Trata-se de uma técnica de pintura oriental em preto e branco que surgiu nos mosteiros chineses e foi levada pelos monges zen ao Japão a partir do século XIV, onde tornou-se mais difundida. Demanda muito equilíbrio e concentração, treino e habilidade, pois os traços não podem ser retificados. Nas obras expostas a artista retrata as quatro estações do ano: orquídea para a primavera; bambu para o verão; crisântemo para o outono; ameixeira no inverno. A exposição é complementada por algumas obras de literatura oriental integrantes do acervo da BU/UFSC.

Período: De 28 de setembro de 2018 a 29 de outubro de 2019

Local: Área dos pufs, 1º andar (Biblioteca Central)

XI Edição do Projeto Colecionismo na Biblioteca: PALEONTOLOGIA NA BU – a coleção de réplicas de fósseis

Em comemoração ao primeiro aniversário de instalação do Laboratório de Paleontologia, essa exposição tem o intuito de disseminar o conhecimento paleontológico, utilizando a coleção de réplicas para mostrar a história da vida, os fósseis do Brasil e o valor do patrimônio paleontológico. Os fósseis guardam enorme valor científico biológico e geológico, são peças do quebra cabeça do tempo e que despertam interesse e fascínio em crianças e adultos. A coleção de réplicas foi criada em 2014 após um minicurso de replicagem de fósseis na UFSC e é utilizada em atividades didáticas dos cursos de Biologia e Geologia e em atividades de extensão. Além disso, está disponível para empréstimo a professores de Ensino Fundamental e Médio. A mostra inclui, entre outras, as réplicas de trilobitas, de mesossauros, do esqueleto completo do Archaeopteryx (considerada a primeira ave do mundo), de garras de pterossauro e de velociraptor, de dentes de tiranossauro e de tigre-dente-de-sabre. A Coleção de Réplicas é apenas uma das coleções do LABPALEO, que ainda conta com a Coleção Científica de Macrofósseis (atualmente com mais de 800 espécimes catalogados), a Coleção Didática de Microfósseis e a Coleção de Fragmentos Ósseos Atuais.

Período: De 01 de outubro de 2018 a 31 de março de 2019

Local: Espaço Cultural – Setor de Coleções Especiais – 1º andar (Biblioteca Central)

Projeto cinema mundo: 6 anos de história

Linha do tempo que resgata os seis anos de história do Projeto Cinema Mundo.

Período: De 01 de outubro de 2018 a 31 de março de 2019

Local: Hall do Auditório Elke Hering (Biblioteca Central)

Arte-terapia

Atividade interativa com os usuários. Imagens ampliadas para colorir, a exemplo do livro “Jardim Secreto”. Promove a redução do estresse, concentração e estímulo da criatividade. O resultado do trabalho será emoldurado e exposto nas Bibliotecas do Sistema.

Período: outubro/novembro de 2018

Local: Biblioteca Central (primeiro piso), Bibliotecas Setoriais e Sala de Leitura José Saramago.

Mais informações no Portal da BU.