Aplicativo integrado à Central de Estágios envia alertas de novas vagas em tempo real

08/10/2018 12:56

Canal – Telegram

Desde segunda-feira, 1° de outubro, os usuários do sistema de Central de Estágios da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) contam com uma nova funcionalidade que visa enviar, em tempo real, notificações de vagas cadastradas. O Telegram está integrado ao site por meio de um ícone azul localizado ao lado de cada curso/local que oferta vagas de estágio, emprego, trainee ou temporário.

Segundo Guilherme Arthur Geronimo, analista de Tecnologia da Informação vinculado à Coordenação de Gestão de Redes e Serviços (SeTIC/UFSC), o Estágios UFSC está no ar a cerca de seis anos e, inicialmente, contava com a funcionalidade de publicação em RSS. “Vimos a possibilidade de atualizar o canal de publicação para o Telegram. O objetivo da integração do site com o aplicativo é informar o usuário de maneira rápida e fácil sobre uma nova vaga de estágio disponibilizada pelo curso, como também dar autonomia para que o usuário gerencie as suas áreas de interesses”, explica ele.

Para testar a funcionalidade, o interessado deve instalar o aplicativo Telegram, que é gratuito, livre e está disponível para  iOS e Android. Após isso, o usuário deve acessar o site da Central de Estágios e clicar sobre o ícone azul do Telegram, localizado no lado esquerdo de cada curso/local de oferta de vaga. “Ao clicar sobre o ícone o usuário será direcionado para o aplicativo, que solicitará autorização para incluí-lo no canal selecionado. Escolhemos o Telegram pela sua facilidade de integração, portabilidade na maioria dos celulares, segurança e possibilidade de criar canais”, explica Arthur.

Desta forma, o usuário receberá, em tempo real, notificações do grupo assim que novas vagas de seu interesse sejam cadastradas. “Toda a comunidade interna e externa à UFSC pode usar o canal, inclusive estudantes de outras instituições de ensino que tenham interesse em vagas de trabalho”, reforça o analista.

Este ano foram cadastradas no Central de Estágios 2.404 vagas, sendo 1.807 de emprego, 554 de estágio, 22 de trainee e 19 temporários. Além do acesso via aplicativo, o Telegram também pode ser acessado por meio de endereço web. O cadastro de vagas por empresas, usuários institucionais e estudantes deve ser feita diretamente no site do Departamento de Integração Acadêmica e Profissional (DIP/UFSC).

Nicole Trevisol / Jornalista na Agecom / UFSC

Henrique Almeida / Agecom / UFSC