17ª Sepex: contadores de Histórias do Neti trazem alegria ao público infantil

19/10/2018 17:00

(Foto: Henrique Almeida/Agecom/UFSC)

Olhos atentos, bocas em silêncio. Sentados no chão, na entrada do prédio da Reitoria, mais um grupo de crianças participa da contação de histórias desenvolvida pelo Núcleo de Estudos da Terceira Idade (NETI) na 17ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Sepex/UFSC). Enquanto a história é narrada, os alunos permanecem em silêncio e completamente imersos na narrativa. Quando a história termina, uma salva de palmas, o grupo se levanta, e um novo grupo logo chega e mais uma história entra no imaginário de outra dezena de crianças.

A rotina que se repete no espaço do NETI na Sepex já existe na forma de um projeto, o “A Hora da História”, desenvolvido há seis anos por um grupo de cerca de dez voluntários. O contador voluntário pesquisa e seleciona contos e histórias para apresentação em público, e promove, assim, a interação intergeracional por meio da contação de história. O público pode ser infantil, infanto-juvenil ou mesmo adulto e idoso.

A voluntária Margarete Leopoldo de Melo conta que o grupo vai a creches, escolas, instituições. “Onde nos solicitam, nós vamos! Trabalhamos com contos populares, livros de histórias bem diversas. Contamos histórias também com um tema. Os idosos gostam mesmo das histórias infantis e nós costumamos dizer pra eles que ‘as histórias não são apenas para as crianças dormirem, mas para os adultos acordarem’. Cada conto tem uma mensagem, para motivação, para conscientização. Mesclamos com música, adivinhação, piadas, ditados populares”, explica.

“É muito gratificante sair de casa com esse objetivo de contar histórias. Recebemos muito mais que doamos. O retorno é muito positivo, sempre pedem que a gente volte e isso é sinal que gostaram do trabalho”, entusiasma-se a voluntária do NETI.

O NETI está presente na Sepex até o sábado, 20 de outubro, com extensa programação. Além da contação de histórias, o Núcleo trouxe apresentações musicais e atividades interativas e culturais. Confira a programação no site do NETI. A programação geral da Sepex está disponível aqui.

 

Mayra Cajueiro Warren / jornalista da Agecom / UFSC

Tags: A Hora da Históriacontação de históriacontação de históriascontadores de históriasNETUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina