UFSC Blumenau sedia Workshop em Projeto de Mecanismos e Robôs

14/09/2018 15:57

A Universidade Federal de Santa Catarina, campus Blumenau, sedia, nos dias 20 e 21 de setembro, a quarta edição do Workshop em Projeto de Mecanismos e Robôs (4th Workshop on Mechanism and Robot Design – WMRD). O evento é promovido pelo Departamento de Engenharias (ENG); Laboratório de Robótica (LAR) do Departamento de Automação e Sistemas; e Grupo de Pesquisa em Robótica (GPROB/UFSC).

O objetivo é oferecer um espaço de cooperação e compartilhamento de conhecimento entre estudantes, pesquisadores e professores de diferentes áreas da engenharia, física e matemática. A programação do workshop inclui palestras e espaços de conversação informal, que oferecem aos participantes uma oportunidade única para a troca de experiências e de possíveis soluções a problemas relacionados com a área de mecanismos e robôs.

A decisão de deslocar a edição 2018 do WMRD de Florianópolis para Blumenau foi uma estratégia da organização devido à grande influência e demanda industrial robótica presente nesta região do estado de Santa Catarina. A nova sede permitirá que industriais e pesquisadores do Vale do Itajaí possam expor suas principais necessidades e problemáticas do setor, no qual a robótica tem posição de destaque.

A palestra de abertura, no dia 20, será ministrada pelo pesquisador Fabrício Lima Brasil, especialista em neuroengenharia e engenharia biomédica, que atua junto com o professor Miguel Nicolellis no projeto Andar de Novo — que visa demonstrar o potencial das interfaces cérebro-máquina para uso clínico em reabilitação motora de pessoas com paralisia causada por danos neurológicos. A equipe coordenada pelo professor Nicolellis apresentou ao mundo, pela primeira vez, um exoesqueleto dando o chute inicial controlado por uma pessoa durante a cerimônia de abertura da Copa do Mundo de 2014.

Sobre o palestrante

Fabrício Lima Brasil  é pesquisador e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Neuroengenharia do Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS), do Instituto Santos Dumont (ISD). Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em 2003. Mestre em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em 2007. Tem experiência na área de Engenharia Biomédica, Interface entre Cérebro Máquina/Computador (BMI/BCI), Reabilitação de pacientes que sofreram acidente vascular cerebral (AVC) e com lesão medular, transtorno do espetro do autismo (TEA), Projetos de Equipamentos, Plasticidade e Estimulação Cerebral através de Estimulação Magnética Transcraniana (TMS) e Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua (tDCS).

A programação completa está disponível aqui. Confira também o vídeo do Projeto Andar de Novo.

Mais informações no site oficial 4th WMRD.