Pacientes de cirurgias bariátricas terão dia de plásticas no Hospital Universitário
Uma equipe de profissionais e residentes da equipe de cirurgia plástica do Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), vinculado à rede Ebserh, selecionou pacientes que passaram por cirurgias bariátricas no hospital para uma ação social de plásticas pós-bariátricas, no dia 11 de agosto, quando serão feitas correções, com retirada de excesso de pele.
A secretária-executiva da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – Regional Santa Catarina (SBPC-SC), Susana Luciano de Oliveira, explicou que são pacientes que passaram pelo hospital, fizeram bariátricas bem sucedidas e foram encaminhados para estas plásticas pós-gastroplastia, previstas no tratamento.
Em sua terceira edição, a Ação Social de Cirurgias Pós-Bariátricas vai acontecer no centro cirúrgico do HU a partir das 7h30 e a previsão é de que dure todo o dia. A duração da cirurgia depende do procedimento a ser realizado, já que há casos diferentes, como de retirada de excesso de pele no braço ou operação de mamas, por exemplo.
O evento é organizado pela SBCP-SC e pelo Serviço de Cirurgia Plástica e Queimados do HU-UFSC do qual o Chefe e Regente é o professor Jorge Bins Ely e conta com a participação do Cirurgião Plástico Fernando Sanfelice Andre, que virá de Joinville exclusivamente para esta ação. Com ele, estará uma equipe de seis médicos que fazem parte da equipe do Serviço de Cirurgia Plástica e Queimados do HU, além de residentes do hospital e da equipe do cirurgião.
Pacientes, médicos e residentes vão se reunir na sexta-feira, dia 27, às 17 h, para uma reunião com orientações sobre os procedimentos.
Sobre a Ebserh
Desde março de 2016, o HU/UFSC faz parte da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.
Criada em dezembro de 2011, a empresa administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.
Sinval Paulino / Jornalista HU