UFSC conquista 15 medalhas nos Jogos Paralímpicos Universitários 2018
Em sua primeira participação nos Jogos Paralímpicos Universitários, os estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) conquistaram quinze medalhas: cinco de ouro, cinco de prata e cinco de bronze. A universidade ficou com a primeira colocação feminina no atletismo e a quarta colocação geral entre as 196 instituições de ensino participantes, de 24 estados brasileiros.
Os jogos ocorreram entre os dias 9 e 12 de maio, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo. Os Jogos Paralímpicos Universitários são organizados pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), em parceria com a Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), e tem como objetivos fomentar e estimular a participação de estudantes de todo o território nacional com deficiência física, visual e intelectual na prática de atividades esportivas.
A delegação da UFSC, acompanhada pelas professoras do Centro de Desportos (CDS) Bruna Seron e Gabriela Fischer, foi composta por onze estudantes: oito atletas com deficiência, dois atletas guias e um um staff, que participaram das modalidades de atletismo, judô e natação. Os estudantes são dos cursos de Educação Física; Física – Bacharelado; Engenharia Mecânica; Engenharia Elétrica; Letras – Língua Portuguesa e Literatura; Serviço Social; Pós-Graduação em Educação e Pós-Graduação em Engenharia Mecânica. Esses alunos participam de projetos de extensão do CDS coordenados pelos professores Ricardo Dantas, Daniele Detânico, Gabriela Fischer, Thiago Matias e Bruna Seron; e são treinados pelos estudantes Grazieli Maria Biduski, Karen Hemi Tassiro e Diego Antues.
A equipe agradece o apoio da PROEX, da Secretaria de Esporte, do Centro de Desportos e do Departamento de Educação Física para a realização da viagem.