Comitiva da UFSC divulga Vestibular 2018-2 em Blumenau, Curitibanos e Joinville
Esta é a segunda vez na história dos vestibulares da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) que a prova será aplicada no meio do ano, a primeira foi em 2009. Por isso, uma comitiva formada por representantes da Comissão Permanente do Vestibular (Coperve) e da gestão administrativa da universidade tem realizado coletivas de imprensa nos campi com o objetivo de divulgação do Vestibular 2018-2.
No dia 25, a Comitiva esteve no Campus Blumenau (pela manhã) e Joinville (à tarde) e, no dia 26, em Curitibanos para apresentar à comunidade e à imprensa regional como se dará o Vestibular 2018-2. Tradicionalmente realizado em dezembro de cada ano, o Vestibular de Inverno da UFSC deste ano visa preencher 430 vagas em 22 cursos superiores gratuitos, sendo 370 decorrentes de vagas remanescentes do Vestibular 2018-1 e 60 do novo curso de Medicina de Araranguá. Segundo Olinto Furtado, presidente da Coperve, “o preenchimento das vagas remanescentes é importante para a consolidação dos cursos e dos campi da UFSC”.
Francis Tourinho, secretária de Ações Afirmativas e Diversidades (Saad), frisou que essa é uma oportunidade para aqueles que concluíram o ensino médio e ainda não ingressaram em um curso superior. “Os que achavam que teriam que aguardar até o final do ano para o Vestibular da UFSC, agora podem concorrer a uma vaga no meio deste ano”.
Furtado salientou que o Vestibular 2018-2 segue os mesmos moldes da edição anterior, com o mesmo programa de disciplinas e provas aplicadas em três dias: 7, 8 e 9 de julho nas cidades de Araranguá, Blumenau, Chapecó, Criciúma, Curitibanos, Florianópolis, Joinville e Tubarão. “Mudamos o edital e incluímos a cidade de Chapecó para atender melhor à comunidade do Oeste”, explica.
A principal alteração em relação ao vestibular anterior é a redução no número de obras literárias exigidas, em função do tempo. Serão apenas três livros: Lucíola, de José de Alencar; Valsa n° 6, de Nelson Rodrigues; e Nós, de Salim Miguel (disponíveis aqui).
As inscrições podem ser feitas até 23 de maio por meio do site do Vestibular 2018-2. Os candidatos que realizaram todo o ensino médio em escola pública podem solicitar a isenção da taxa de inscrição até o dia 15 de maio. “Esse direito é previsto por lei e também está disponível para candidatos de renda per capita familiar de até 1,5 salário mínimo”, diz Olinto.
No dia 29 de maio será publicada a Confirmação de Inscrição Preliminar, “sendo que os candidatos poderão solicitar correções necessárias até o dia 5 de junho”. A partir de 25 de junho será disponibilizada a Confirmação de Inscrição Definitiva, constando o local de prova.
Inscrições e todas as informações sobre o Vestibular 2018-2 da UFSC podem ser acessadas em http://vestibular20182.ufsc.br/.
Ações Afirmativas
Todas as vagas ofertadas pela UFSC contam com a inclusão da Política de Ações Afirmativas. “Temos vagas para estudantes de escola pública; renda de até 1,5 salário mínimo per capita familiar; para Pretos, Pardos e indígenas; e pessoas com deficiência. Contamos com argumento de inclusão regional para o curso de Medicina de Araranguá”, explica Tourinho.
É importante que no momento da inscrição, o candidato preste atenção na modalidade de ação afirmativa em que vai se inscrever. “Uma vez inscrito, não há como migrar. Para todas as modalidades há a validação para a comprovação da condição especial solicitada durante a inscrição”, reforça a secretária de Ações Afirmativas e Diversidades da UFSC.
Medicina em Curitibanos
A imprensa de Curitibanos aproveitou a coletiva para questionar sobre o novo curso de Medicina a ser ofertado no local. Tourinho esclareceu que a Portaria do Ministério da Educação (MEC) que proibiu novos cursos de Medicina no Brasil, emitida recentemente, não compreende o curso de Curitibanos. “Isso porque fazemos parte do Edital de 2013 de novos cursos de Medicina na Política dos Mais Médicos. Assim, a Comissão Nacional de Acompanhamento de novos cursos de Medicina está mantendo os que já foram pactuados”, esclarece Francis. Segundo ela, a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) está trabalhando da mesma maneira como foi com o curso de Araranguá: finalização do Projeto Pedagógico a ser encaminhado ao MEC para, em seguida, receber a Comissão de Avaliação Local.
“A Comissão vem para Curitibanos avaliar o Projeto Pedagógico, os professores e, após isso, o parecer é emitido. Como em Araranguá a aprovação foi emitida em torno de um ano, acreditamos que em Curitibanos a pactuação deva sair em breve”, diz Francis, afirmando que serão ofertadas 60 vagas no curso de Medicina em Curitibanos.
Acesse informações sobre o Vestibular 2018-2 em http://vestibular20182.ufsc.br/
Informações sobre vestibulares anteriores em http://vestibular2018.ufsc.br/
Quadro de vagas e cursos por campus da UFSC disponíveis em http://vestibular20182.ufsc.br/files/2012/07/quadro curso vagas.pdf
Obras e autores do Vestibular 2018-2 disponível em http://vestibular20182.ufsc.br/obras-e-autores/
Nicole Trevisol/Jornalista da Agecom/UFSC
Fotos: Ítalo Padilha/Agecom/UFSC