Equipe da UFSC arrecada fundos para participar de competição de direito internacional em Washington, nos EUA

15/03/2018 09:46

Equipe Jessup da UFSC (Foto: Divulgação)

A equipe Universidade Federal de Santa Catarina, composta por graduandos, mestrandos e professores do curso de Direito, representou a UFSC na etapa nacional da Phillip C. Jessup International Law Moot Court Competition, sediada na Faculdade Cesusc. Há mais de 10 anos sem participar da competição, a equipe chegou à semifinal, ocupando o quarto lugar da colocação geral dentre as 15 universidades participantes do evento.

Um time de exibição da UFSC será enviado à competição na etapa internacional em Washington, nos Estados Unidos, de  1 a 7 de abril, acompanhando as equipes que ficaram na primeira e segunda colocação (USP e UFBA, respectivamente). A principal mantenedora do evento, a Associação dos Estudantes de Direito Internacional (ILSA), fez a seleção.

Arrecadação

Os alunos do curso de Direito da UFSC que compõem a equipe criaram uma vaquinha online, com o intuito de possibilitar a viagem. Para contribuir com a equipe e possibilitar que a UFSC seja representada na competição, basta acessar o site da vaquinha e realizar a doação, que pode ser feita por boleto ou cartão de crédito.

Sobre o Jessup

A Phillip C. Jessup International Law Moot Court Competition é a maior competição de simulação de corte do mundo, de modo que, atualmente, conta com participantes de 700 faculdades de direito de 100 países. A competição consiste na simulação de um litígio entre dois países fictícios perante a Corte Internacional de Justiça, em que os estudantes de cada equipe representam tanto o Estado que ingressou com a ação (Applicant), quanto aquele que a responde (Respondent).

Após a submissão dos memoriais, que consistem na parte escrita, os estudantes se preparam para as rodadas orais, as quais são julgadas por advogados, professores e diplomatas de várias partes do mundo. Toda a competição é praticada em inglês, tanto a confecção dos memoriais quanto a etapa oral. Cada round das sustentações orais é julgado por um total de três juízes, que têm o papel de realizarem perguntas e instigarem os alunos a desenvolverem sua argumentação.

Os quatro times com maior número de rounds ganhos se classificam para a semifinal. Os dois grandes finalistas disputam o White & Case International Round em Washington D.C., EUA, competindo com equipes dos mais variados países.

Para saber mais sobre o Jessup acesse o site.

 

Tags: CCJCentro de Ciências JurídicasJessupPhillip C. Jessup International Law Moot Court CompetitionUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina