16ª Sepex: três dias de atrações artístico-culturais gratuitas na UFSC
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realizará nesta quinta-feira, sexta e sábado, 19 a 21 de outubro de 2017, a Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Sepex), com uma variada programação artístico-cultural, no palco do Pavilhão, na Praça da Cidadania, campus Florianópolis, bairro Trindade.
Confira as apresentações dos três dias:
19/10 (quinta-feira)
9h – Abertura do Pavilhão da Sepex e visita aos 150 estandes
10h – Boi-de-Mamão do NDI
Uma das mais tradicionais manifestações folclóricas da Ilha de Santa Catarina. Apresentação de música e dança com crianças do período matutino do Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) da UFSC. Coordenação: arte-educadora Vânia Maria Broering e professora Juliane Mendes Rosa La Banca.
11h – Sarau em Libras
Sarau em Língua Brasileira de Sinais, em que poetas surdos apresentam suas poesias, as quais refletem a sua emoção e os seus sentimentos: alegrias, tristezas, formas de percepção do mundo e sonhos. Trata-se de um gênero da Literatura Surda que mescla vários recursos e poéticas. Coordenação: professora Fernanda de Araújo Machado.
12h30 – Show Musical – Banda Banana Orgânica
Com composições autorais, letras carregadas de significado e alegria, a banda traz influências como rock, samba e funk, incorporando referências literárias, fazendo um som bem diferente. A banda é um projeto musical dos irmãos Fabiano e Fabrício Foresti que se juntaram ao baixista Jhonatan do Amaral. Coordenação: Rosemar da Silva. Local: Varandão do Centro de Cultura e Eventos da UFSC – Praça da Cidadania
14h – Pegando do Resto
Intervenção teatral em que as máscaras larvárias do Grupo Abaporu (formado por alunos e graduados do curso de Artes Cênicas da UFSC) circulam pelo evento na busca de mais pessoas para esperar por Godot. Acessível a todas as idades e culturas, a intervenção não possui nenhuma fala. Direção: Blenda Trindade. Elenco: Igor Gomes, João Quinalha, Laura Wilbert Gedoz, Maykon José e Pitita Blasius. Produção executiva: Olivia Dias. Produção, cenografia, figurinos, trecos e cacarecos: Grupo Abaporu. Orientação: professora Maria de Fátima “Sassá” de Souza Moretti.
15h – Boi-de-Mamão do NDI
Apresentação de música e dança, numa das mais tradicionais manifestações folclóricas da Ilha de Santa Catarina, com crianças do período vespertino do NDI. Coordenação: arte-educadora Vânia Maria Broering e professora Juliane Mendes Rosa La Banca.
16h – Cantando a Vida: Uma Performance Musical Inclusiva
Momento musical inclusivo com a Associação Caminhos para a Vida (ACV), ONG que oferece qualidade de vida estimulando a autonomia, comunicação, inclusão e interação social em um projeto de atendimento para jovens e adultos com deficiência intelectual. Com violão, flauta, percussão e voz, músicas populares e também composições próprias da ACV são apresentadas, sob a supervisão da musicoterapeuta Bárbara Trelha Oliveira. Em parceria com a ACV, a Sala Verde da UFSC tem desenvolvido um trabalho inclusivo socioambiental, sob a coordenação da bióloga Marlene Alano Coelho Aguilar.
17h – A Energia da Alegria
Trabalho do Núcleo de Humanização, Arte e Saúde, a mini-peça de teatro apresenta uma situação de dificuldades para a realização de uma visita domiciliar de um grupo de Doutores Palhaços (Terapeutas da Alegria). Trabalha a busca da superação, mostrando as formas criativas como os terapeutas devem lidar em seus processos de intervenção. Trabalha, a partir deste roteiro, valores preconizados pelos terapeutas, tais como união, solidariedade, altruísmo, interdisciplinaridade, compartilhamento de conhecimentos e trabalho em equipe. Coordenação: professor Walter Ferreira de Oliveira (Depto. de Saúde Pública/CCS/UFSC).
18h15 – Grupo Abayomi: Dança e Percussão
Apresentação de alguns ritmos e danças da Guiné que foram desenvolvidos durante as oficinas de 2017. O formato será em roda, e o convite é para todos entrarem no ritmo e dançarem junto com o grupo. Formado na UFSC em 2009, o Grupo Abayomi pesquisa diferentes matrizes da dança e percussão do Oeste africano. Integra o projeto de Extensão “Coletivo Afro Floripa” do CED/UFSC. Coordenação: Simone Fortes (dançarina e coreógrafa) e Erik Dijkstra (músico).
20/10 (sexta-feira)
12h – Roda de Capoeira
Grupo Ajagunã de Palmares com a participação de Mestre Khorvão, alunos, ex-alunos e servidores da UFSC, e moradores do entorno da Universidade e de outros bairros. Projeto de Extensão Capoeira de Angola – Grupo Ajagunã de Palmares. Coordenação: professor Adair Bonini – Departamento de Língua e Literatura Vernáculas/CCE/UFSC e Mestre Khorvão.
13h15 – Sarau Vozes Negras
Um momento de recitar poesia negra com o objetivo de erguer palavras, versos, punhos e trazer à tona a força da poesia e ancestralidade negras. Segundo o grupo, “a poesia é força, e a palavra viva faz circular afetos, afagos e revoltas, nos colocando em roda, abrindo olhos, ouvidos e corações, e nos possibilitando o reconhecimento coletivo e o tecer de fios e laços presentes, passados e futuros”. O recital é aberto a quem quiser recitar versos próprios ou de outros escritores negros. O Sarau Vozes Negras surgiu de inquietações intelectuais de pós-graduandos negros da UFSC. Coordenação: Jessica F. Oliveira de Jesus, mestranda em Estudos da Tradução (PGET/UFSC).
14h – Itaguaí é Aqui
Apresentação de peça em adaptação cômica da obra de Machado de Assis “O Alienista”. O tema central é o poder psiquiátrico. O objetivo do grupo é mostrar que “O Alienista”, publicado em 1881/82, continua bem atual. O Grupo de Teatro, Cinema e Terapia para Usuários do CAPS é um projeto de extensão do Departamento de Psicologia da UFSC. Os atores são usuários do CAPS e alunos do Curso de Graduação em Psicologia da UFSC. Coordenação: professor Marcos Eduardo Rocha Lima (Marquito).
15h – Vozes da Ilha
Apresentação do Grupo de Canto Vozes da Ilha, do Centro de Estudantes do Núcleo de Estudo da Terceira Idade (Neti) da UFSC, com músicas do repertório popular brasileiro. Regente: Nilzon Aguiar. Coordenação: Eddy Frantov.
15h30min – O Entardecer do Samba
Apresentação de canções populares com o Grupo de Canto “Manezinhas em Flor”, composto por integrantes do Neti. Regência: Nilzon Aguiar. Coordenação: Urilda Soares – Voluntária do Neti.
16h – Grupo de Dança Renascer do Neti
Apresentação de três coreografias: Encantos da Ilha da Magia, Encontros, e Tango Flamenco, com integrantes do projeto Dança e Movimento na Terceira Idade do Neti. Coordenação: Elsa Casalett, voluntária do Neti.
18h – Danças do Projeto Práticas Corporais – Dança Cigana Indiana: Coreografia: Alapadma; Bailarinas: Dani Knihs, Elsa Cassaleti, Raisa Sagredo, Gabi Beck; Coreógrafa: Criação Coletiva
Jazz Dance: Coreografia: Eclipse; Bailarinas: Alunas do Projeto Práticas Corporais;Coreógrafa: Bruna Letícia
Fusão de Danças: Coreografia: Carimbozão; Bailarina: Anita Malcher; Coreógrafa: Anita Malcher
Jazz Funk: Coreografia: Lua Vermelha; Bailarinas: Alunas do Projeto Práticas Corporais; Coreógrafa: Bruna Letícia
Dança Árabe fusão: Coreografia: No ritmo da lua; Bailarinas: Gabrielle Beck; Coreógrafa: Gabrielle Beck
Dança Burlesca: Coreografia: Mistérios da Noite; Bailarinas: Alunas do Projeto Práticas Corporais; Coreógrafa: Criação Coletiva
Dança Cigana Russa: Coreografia: Crescente; Bailarinas: Alunas do Projeto Práticas Corporais; Coreógrafa: Dani Knihs
Danças do Pará: Coreografia: Banzeiro; Bailarinas: Alunas do Projeto Práticas Corporais; Coreógrafa: Anita Malcher
Dança Contemporânea: Coreografia: Essa entre dança; Bailarinos: Jaqueline, Kris, Paula, Fernanda, Mariah, Priscila e Marília; Coreógrafo: Giovanni Scotton. Projeto Práticas Corporais do CDS/UFSC. Coordenação: professoras Cristiane Ker & Luciana Fiamoncini.
21/10 (sábado)
11h – Nós & Vozes: Nossa Voz é uma Viagem
Voo musical pelos temas de filmes que marcaram a juventude dos anos 80 e 90, dando uma parada nos jingles de propagandas inesquecíveis, tudo isso regado a boa música brasileira. Grupo integrado por alunos e docentes da UFSC e pessoas da comunidade. Repertório em arranjo vocal, a cappella. Coordenação: Paulo Moreira (Paulo Sol).
Coordenação da Programação Artístico-Cultural da 16ª Sepex: Clóvis Werner/Departamento Artístico Cultural (DAC)/Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte) da UFSC.