Projeto Ciência Itinerante na Escola, do campus Blumenau, leva conhecimento para alunos de educação básica
O primeiro ciclo de oficinas do projeto de extensão Ciência Itinerante na Escola, coordenado pela professora Leila Procópia do Nascimento, da UFSC Blumenau encerrou no dia 9 de junho de 2017. O projeto possibilitou aos estudantes da educação básica da rede pública a apropriação de conceitos, conteúdos e noções básicas de Química e Matemática, por meio de pequenas experiências científicas. Neste semestre, a escola participante foi a Escola de Educação Básica Dr Max Tavares D’Amaral, localizada no bairro Itoupava Norte.
Ao final de três dias de oficinas foram atendidas 24 turmas da escola, com média de 30 estudantes cada turma, alcançando cerca de 720 estudantes por semestre. Para a professora Leila Procópia do Nascimento, os benefícios do projeto de desdobram tanto na comunidade escolar, como na comunidade acadêmica e diz que “de um lado, temos nossos estudantes de graduação, futuros professores, passando pela experiência didática e conhecendo ainda mais o espaço de sua futura profissão. Por outro, temos a escola e seus estudantes experimentando uma aproximação com alguns temas científicos – relacionados ao conteúdo escolar e ao conhecimento cotidiano”, avaliou.
A curiosidade despertada durante as oficinas também se reflete na escolha da futura profissão. Os estudantes dos últimos anos do Ensino Médio, que se encontram na expectativa do vestibular, tiveram a curiosidade despertada pelos cursos ofertados na UFSC no município.
O projeto de extensão Ciência Itinerante na Escola conta com a parceria da 15ª GERED – SED e de seis bolsistas voluntários, estudantes dos cursos de Licenciatura em Química e Licenciatura em Matemática da UFSC Blumenau. As oficinas são realizadas em três datas diferentes a cada semestre, atendendo uma escola neste período e de forma itinerante para as demais escolas.