Projeto Ciência Itinerante na Escola, do campus Blumenau, leva conhecimento para alunos de educação básica

20/06/2017 15:18

O primeiro ciclo de oficinas do projeto de extensão Ciência Itinerante na Escola, coordenado pela professora Leila Procópia do Nascimento, da UFSC Blumenau encerrou no dia 9 de junho de 2017. O projeto possibilitou aos estudantes da educação básica da rede pública a apropriação de conceitos, conteúdos e noções básicas de Química e Matemática, por meio de pequenas experiências científicas. Neste semestre, a escola participante foi a Escola de Educação Básica Dr Max Tavares D’Amaral, localizada no bairro Itoupava Norte.

Foto: divulgação

Ao final de três dias de oficinas foram atendidas 24 turmas da escola, com média de 30 estudantes cada turma, alcançando cerca de 720 estudantes por semestre. Para a professora Leila Procópia do Nascimento, os benefícios do projeto de desdobram tanto na comunidade escolar, como na comunidade acadêmica e diz que “de um lado, temos nossos estudantes de graduação, futuros professores, passando pela experiência didática e conhecendo ainda mais o espaço de sua futura profissão. Por outro, temos a escola e seus estudantes experimentando uma aproximação com alguns temas científicos – relacionados ao conteúdo escolar e ao conhecimento cotidiano”, avaliou.

A curiosidade despertada durante as oficinas também se reflete na escolha da futura profissão. Os estudantes dos últimos anos do Ensino Médio, que se encontram na expectativa do vestibular, tiveram a curiosidade despertada pelos cursos ofertados na UFSC no município.

O projeto de extensão Ciência Itinerante na Escola conta com a parceria da 15ª GERED – SED e de seis bolsistas voluntários, estudantes dos cursos de Licenciatura em Química e Licenciatura em Matemática da UFSC Blumenau. As oficinas são realizadas em três datas diferentes a cada semestre, atendendo uma escola neste período e de forma itinerante para as demais escolas.

Foto: divulgação

Tags: Campus BlumenauUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina