Fotografia em branco e preto com um olhar nas cores do mar catarina

10/04/2017 09:49

livrolitoralfotosAs imagens se alternam entre o cotidiano e as paisagens da Ilha de Santa Catarina. Em preto e branco, mostram as transformações, para o bem ou para o mal, nas últimas décadas do século XX registradas pelas lentes de João Pedro Assumpção Bastos e Antonio Rubilar Ferreira Leão e apresentadas no livro Litoral Catarinense – Impressões. O lançamento será realizado nesta segunda-feira, 10 de abril, a partir das 18h30, no restaurante Kibelândia, região central de Florianópolis.

“Os autores fotografam pelo prazer de fotografar, sem o intuito de ganhar dinheiro com isso”, escreve o poeta Alcides Buss na apresentação desta que é terceira coletânea numa caprichada edição da Lagoa Editora. O volume traz fotos realizadas desde então, em momentos variados, ao longo da extensa faixa litorânea catarinense, de Itapoá, no norte, ao Passo de Torres, no extremo sul, passando por lugares como Garopaba, Pinheira, Florianópolis, Celso Ramos, Balneário Camboriú, Piçarras, Barra velha e São Francisco do Sul.

Tanto Bastos, professor do Departamento de Engenharia Elétrica da UFSC, quanto Leão investem em experiência, em equipamentos e usam o tempo livre dos fins de semana e das férias. A formação de ambos veio com as clássicas câmeras de filmes, com seus próprios laboratórios de revelação e, claro, muito estudo e experiência.

Os dois já tinham deixado sua em 2002 com Florianópolis  – Outras Paisagens, e em 2005 com Serra Catarinense: Vidas e Formas. “Nos livros anteriores, utilizamos processos predominantemente processos tradicionais através do uso de filmes e ampliações em laboratórios químicos, ao passo que nesse passamos à tecnologia digital!”, explicam os autores.

Com um pé nos processos tradicionais, eles reconhecem que não há como contestar a praticidade, o baixo custo e a eficiência da tecnologia digital. “A fotografia é um meio de comunicação e esse trabalho, bem como tantos outros, nos permitiu sair da inércia, conhecer situações, pessoas e, quem sabe, modestamente, mostrar ao leitor as peculiaridades da costa catarinense”.

Mais informações: (48) 3721-9649 com João Pedro Assumpção Bastos

Tags: fotografiaJoão Pedro Assumpção BastoslivroprofessorUFSC