Homenagem da Câmara Municipal mostra a importância da UFSC na vida de Florianópolis

21/03/2017 17:20

Na entrega das medalhas Antonieta de Barros e João David Ferreira Lima na última segunda-feira, 20 de março, pela Câmara Municipal de Florianópolis, ficou clara a importância da presença da UFSC na vida da cidade que comemora 344 anos nesta quinta-feira, dia 23.

Praticamente todos os homenageados ou eram da universidade ou formados pela instituição, hoje dirigida pelo reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo, representado na sessão solene pela direção da Agência de Comunicação (Agecom), Artemio Reinaldo de Souza.

“A universidade define o seu papel na formação da cidadania e da ética. A Medalha João David Ferreira Lima representa um prêmio à autonomia, ao fortalecimento das ações afirmativas, à inclusão social e à interiorização das instituições federais de ensino superior”, disse um dos premiados, o jornalista e ex-diretor da Agecom, Moacir Loth. “Esse prêmio é dedicado à equipe da Agecom, que oportunizou a implantação de uma política pública de comunicação para as universidades federais”, disse.

img_0090_3

Homenageados na Câmara Municipal de Florianópolis. Foto: CMF

Preocupado com a onda de retrocesso das políticas sociais, especialmente nas áreas de Saúde e Educação, Moacir Loth torce para que não se abandone a prioridade no investimento à UFSC. “Que ela permaneça entre as dez melhores do País”.

Ele também advertiu para as consequências da reforma da previdência e da destruição da CLT, com a terceirização e precarização dos serviços públicos e das condições de trabalho da sociedade.

Loth sugere ainda que a Medalha João David Ferreira Lima seja, no futuro, compartilhada com Henrique da Silva Fontes, outro personagem essencial para a existência da UFSC.

“Sugiro também à Câmara Municipal a criação da Medalha de Mérito Cultural Aníbal Nunes Pires, que fundou e liderou o Grupo Sul de 1947 a 1958 e foi pioneiro na ideia de uma política cultural para a cidade”. Para Moacir Loth, Pires tirou Florianópolis do isolamento cultural revolucionando o jornalismo, o teatro, o cinema e a literatura.

Equipe Agecom/UFSC

Mais fotos disponíveis na Galeria de Imagens da Câmara Municipal.

Tags: Câmara Municipal de FlorianópolisMedalha João David Ferreira LimaMoacir LothUFSC