UFSC alerta usuários do sistema sobre fraude virtual
A Superintendência de Governança Eletrônica e Tecnologia da Informação e Comunicação (SeTIC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) alerta para que os usuários identifiquem e evitem o phishing, golpe virtual com o objetivo de conseguir dados pessoais, senhas, contas de banco e localização dos usuários do Sistema de Autenticação da UFSC.
O fraudador, ou phisher, se manifesta por meio de janelas pop-ups, mensagens de atualização de sistemas, links ou e-mails que parecem ser enviados por contatos conhecidos, e levam o destinatário a um site falso, por meio do qual o criminoso poderá coletar informações pessoais. Nos computadores da Universidade ou nos computadores pessoais de usuários do Sistema de Autenticação da UFSC, o pishing é muito comum na forma de um e-mail solicitando a confirmação de cadastro para que a conta do usuário não seja desativada.
Para evitar que isso aconteça, a SeTIC aconselha a baixar um bom antivírus. No caso dos computadores da Universidade, existe um antivírus institucional que pode ser baixado neste link e que alertará quando um site parecer suspeito. A UFSC também fornece um serviço chamado Desktop Gerenciado, que realiza a gestão centralizada dos computadores. Além de promover a proteção contra vírus, o serviço atualiza automaticamente o sistema operacional. Caso o usuário necessite de um novo aplicativo, deve solicitar à SeTIC, e um técnico fará a configuração dentro de algumas horas.
Entretanto, como o pishing depende da própria escolha do usuário em clicar ou não nos links e fotos, a SeTIC fornece algumas orientações de como evitar ser enganado. São elas:
– Verificar se o e-mail que solicita o recadastro parece de uma empresa conhecida, como redes sociais populares ou a página de uma celebridade;
– Se contém um link com um nome anônimo, por exemplo, uma série de números e letras sem sentido;
– Se existem erros ortográficos ou gramaticais;
– Verificar se o e-mail ou alguma página pede para você clicar na foto de um famoso ou outra imagem gráfica;
As situações acima são alertas de phishing.
Caso você tenha sido vítima da fraude e perdido o acesso a sua conta, acesse este link abaixo para recuperá-la.
Caso, ainda assim, tenha dificuldades, entre em contato com a SeTIC pelo site chamados.setic.ufsc.br ou pelo telefone (48) 3721-6333.