Aluna de Design da UFSC ilustra livro infantil ‘Memórias inventadas de Pedro’

22/08/2016 16:03
Ilustração de Memórias Inventadas de Pedro. Autora: Laila Langhammer Alves

Ilustração de ‘Memórias Inventadas de Pedro’. Autora: Laila Langhammer Alves

Estudante da 8ª fase do curso de Design, Laila Langhammer Alves é a ilustradora do livro para crianças Memórias inventadas de Pedro, lançado pela editora Fragmentos. Em 2012, Laila veio do litoral de São Paulo para Florianópolis com o intuito de estudar Design e se especializar em Animação. Um ano depois, numa aula de Ilustração Digital, um professor despertou um novo gosto e a fez repensar seus planos: hoje, a aluna dá seus primeiros passos como ilustradora infantil.

Laila ainda nutre interesse por Animação, bem como pelo design gráfico em geral – como a confecção de cartazes e flyers –, mas conta que é apaixonada por desenhar para crianças. “Eu gosto do estilo, das possibilidades de a criança se encantar pela ilustração. Gosto de poder contribuir para a forma como ela vai conhecer o mundo”, afirma. Além da temática infantil, a estudante também costuma retratar o empoderamento feminino em sua arte.

A oportunidade para ilustrar Memórias inventadas de Pedro surgiu por meio de uma amiga de Laila, que é aluna de Evandro Piza Duarte, autor do livro e professor de Direito em Brasília. Essa amiga sabia que seu professor pretendia lançar uma obra infantil e estava em busca de uma ilustradora. Depois de cerca de um ano fazendo contato entre Florianópolis e Distrito Federal, Laila e Evandro estão prontos para divulgar o trabalho.

Apesar de “nunca ter sido aquela criança com lápis na mão”, de ter desenvolvido a técnica do desenho mais tarde, hoje a maioria das artes de Laila começa no papel e termina digitalmente. As ilustrações do livro levaram em média, cada uma, quatro dias para serem concluídas – desde o trabalho de pesquisa até a finalização. A inspiração veio dos desenhos de Cordel, presentes na literatura de mesmo nome: trata-se de linhas simples, em preto e branco, com retratos não realistas. São desenhos que passam a impressão de serem “crus”, “similares aos de uma criança”, afirma Laila.

Para alguém que pretende desenvolver seu Projeto de Conclusão de Curso (PCC) com ilustração infantil e seguir carreira nessa área, a aluna diz ser muito importante “ter seu nome em alguma coisa”. Ela acrescentou que já havia realizado alguns trabalhos, mas nada desse nível. Entre suas experiências anteriores, estão uma capa de livro para sua irmã, que é escritora, e “uma menina que não lhe pagou pelos desenhos feitos”, conta Laila rindo.

Memórias inventadas de Pedro é um livro-poema pensado para crianças de mais ou menos dez anos. Nele, Pedro explora o universo infantil e as relações ambíguas que adultos e crianças têm com as partes indesejáveis do cotidiano do corpo humano e descobre e assusta os adultos com seu gosto por catar piolhos e por falar de fezes. Ao mesmo tempo em que descobre objetos proibidos, vivencia as relações dos adultos sobre o corpo, marcadas pela aversão e pelo cuidado.

Em Florianópolis, o livro será lançado no dia 3 de outubro.

Veja também:

Portfólio de Laila

Loja compartilhada com outros artistas independentes

Carolina Maingué/ Estagiária de Jornalismo/ Agecom / UFSC

 

Tags: Design UFSCIlustração InfantilLivro Memórias Inventadas de PedroUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina