Laboratório de Moluscos Marinhos da UFSC recebe visita de embaixadores europeus
O reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Luis Carlos Cancellier, recebeu no último sábado, 28 de maio, juntamente com o pró-reitor de Assuntos Estudantis, Pedro Manique, e o secretário de Relações Internacionais, Lincoln Fernandes, um grupo de 19 embaixadores de países que integram a União Europeia. Durante a visita ao Laboratório de Moluscos Marinhos, na Barra da Lagoa, em Florianópolis, o reitor reafirmou a confiança na qualidade da produção de ostras no litoral catarinense.
A UFSC mantém uma estação experimental, que fornece sementes para todo o sistema produtivo e realiza pesquisas. Investir na pesquisa e inovação, mantendo estrito controle sobre a comercialização, é – segundo Cancellier – a fórmula que garantirá o sucesso dos empreendimentos no setor. O delegado da União Europeia para o Brasil, embaixador João Gomes Cravinho, que lidera a comitiva, afirmou que “é preciso investir na cooperação do laboratório da UFSC com outros centros de pesquisas europeus”.
“Foi uma visita fascinante. Trata-se de um excelente laboratório, que é único no Brasil e no mundo. Foi fascinante para nós, leigos, perceber como é feito o ensino, a pesquisa e a extensão, dos moluscos marinhos que hoje em dia são uma parte significativa da economia de Santa Catarina”, disse Cravinho. Segundo o embaixador português, “para o futuro, o laboratório da UFSC pode e deve ser parceiro de laboratórios europeus no desenvolvimento de boas práticas de criação de moluscos marinhos, tão apreciados em diversas partes do mundo”.