25 anos do Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades reúne gerações de pesquisadores

18/04/2016 09:38

Mais de cem pesquisadores de diferentes partes do Brasil, egressos e parceiros em diferentes projetos, participarão dos eventos que devem marcar os 25 anos do Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades (NIGS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), entre os dias 18 e 20 de abril.

A série de eventos se inicia com a Jornada de Divulgação dos Resultados Preliminares do projeto “Avaliação do Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero”, da Secretaria de Políticas para as Mulheres. A atividade será restrita para os pesquisadores envolvidos com o projeto voltado a avaliar os resultados de uma década desta política pública. arte-nigs-fechada

O segundo dia do evento, terça-feira (19 de abril), a partir das 14h, será voltado para a comunidade acadêmica. Um vídeo com depoimentos de egressos do NIGS será exibido já na abertura, no Espaço Físico Integrado (EFI), da UFSC. Em seguida, estarão em discussão duas dezenas de projetos coletivos desenvolvidos pelo núcleo de pesquisa (confira a programação). Neste dia, o destaque será para temáticas interdisciplinares, como parentesco; família e novas tecnologias de reprodução; gênero e história das ciências humanas; gênero e educação; feminismos e novos movimentos sociais.

A performance “Cenas do Papo Sério” será uma mostra do trabalho do NIGS no campo da educação e extensão universitária em diálogo com escolas da grande Florianópolis. A atividade cultural antecede a conferência de encerramento da professora Miriam Pillar Grossi: “Gênero, Identidades e Subjetividades: 25 anos de estudos feministas e queer”, às 18h15.

Na quarta-feira (20 de abril) o foco será a apresentação dos resultados do projeto “Antropologia, Gênero, Ciências e Educação”, financiado pelo Programa de Apoio a Núcleos Emergentes (Pronem) da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) em parceria com o CNPq. Neste dia, serão apresentados os resultados de pesquisa de quatro instituições de ensino: UFSC, UNIPLAC/Lages, UFFS/Chapecó e UNISUL/Tubarão. Haverá uma Roda de Conversa, com foco na nucleação das pesquisas desenvolvidas pelo NIGS em diferentes instituições federais de ensino superior do Brasil, com a participação de egressos de pós-doutorados institucionais (Reuni 2011-2012 e PNPDs/Capes 2009-2016) e apresentação de resultados de pesquisas sobre Antropologia, Gênero e Educação desenvolvidas por membros das equipes de ensino médio, graduação, mestrado e doutorado. O evento será finalizado com a intervenção do professor Cesar Zucco (Fapesc) e pró-reitores da UFSC, UFFS, Unisul e Uniplac – como atividade fechada aos membros da rede.

Para mais informações, acesse o site nigs.ufsc.br

Programação do dia 19 de abril (terça-feira)

Local: Auditório do EFI, UFSC, Florianópolis.

14h – 14h45

Abertura dos trabalhos pelos mestres de cerimônias Felipe Fernandes (UFBA) e Juliana Cavilha (Estácio Florianópolis)

Apresentação do vídeo NIGS 25 anos (editado por Suzana Costa e Miriam Grossi)

Projetos coletivos desenvolvidos pelo NIGS