Ponte da UFSC será demolida e reconstruída

10/03/2016 17:17
Água infiltrou e retirou base de sustentação da ponte. Foto: Caetano Machado/Agecom/DGC/UFSC

A ponte localizada atrás da Editora da UFSC (EdUFSC), nas proximidades do Centro de Desportos (CDS), está interditada por tempo indeterminado, uma vez que será necessário demolir e construir uma nova estrutura. A ponte teve seu acesso fechado na manhã desta quinta-feira, dia 10, devido às fortes chuvas da última madrugada. O grande volume de água causou uma infiltração que removeu parte da base de sustentação da cabeceira da ponte e impossibilitou o acesso de veículos.

Equipes da Prefeitura Universitária (PU) e engenheiros do Departamento de Manutenção Predial e Infraestrutura (DMPI) analisaram a ponte e concluíram que não será possível reparar os danos à estrutura. “Nesta manhã acreditávamos que seria uma solução mais simples, no entanto, o desgaste da ponte e os danos causados pela chuva comprometeram a estrutura, e não há como recuperar. A Universidade não dispõe de pessoal e equipamentos para uma obra desse porte, portanto, ela será licitada e contratada”, explica o prefeito do campus, Nailor Novaes Boianovsky.

A UFSC já dispõe de um projeto compatível para a nova ponte e o processo licitatório será iniciado o mais breve possível. Até que a nova estrutura seja finalizada, o acesso continuará impedido.

Mayra Cajueiro Warren
Jornalista/Diretoria-Geral de Comunicação