TV UFSC apresenta novos episódios da série ‘A cor da nossa tela’
A TV UFSC estreia dois episódios da série A cor da nossa tela, que abordam passado e presente nas artes plásticas catarinense. Do passado vem o trabalho de Eduardo Dias (1872-1945), que retratou a paisagem catarinense na virada do século XX; do presente, a obra de Rubens Ostroem, que dialoga com a pintura, escultura e arquitetura.
A história do pintor Eduardo Dias (1872-1945) é contada por sua neta, dona Ivone Silveira Faria. Ela fala da convivência com o avô, de como vivia para produzir suas obras, sobre os mais diversos temas, das dificuldades que marcaram sua vida. Eduardo Dias foi autodidata e, além de quadros de paisagem e retratos, fazia trabalhos cenográficos, letreiros e murais em locais públicos.
O artista plástico Rubens Oestroem fala das questões que motivam sua arte, os suportes que utiliza e o que o desafia. Oestroem é atualmente um dos principais artistas de Santa Catarina: nasceu em Blumenau, passou uma temporada na Alemanha, entre Dusseldorf e Berlim. Neste episódio, ele discute a escolha das cores em seu trabalho.
A cor da nossa tela
A série é idealizada e dirigida pelo cineasta Zeca Nunes Pires, que coordena o Núcleo de Produção da TV UFSC. Participam da equipe a jornalista Laura Tuyama e as estagiárias Solana Llanes, Carol Morgan e Gabriela Augusto – estudantes do curso de Cinema da UFSC. A abertura é do editor e especialista em animação Érico Monteiro.