Oportunidades internacionais: inscrições abertas para bolsas e programas

16/02/2016 12:43

A Secretaria de Relações Internacionais (Sinter) apresenta novas oportunidades de intercâmbio internacional para acadêmicos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). São quatro programas que abrem inscrições para um período de estudos em outro país.

O Projeto Babel abre inscrições à sua 4ª convocatória para bolsas de estudo destinadas a estudantes de graduação ou pós-graduação da América Latina e pessoal acadêmico ou administrativo. As vagas são para período de mobilidade ou formação integral em algumas das melhores universidades europeias. Para mais informações sobre a inscrição – que vai até 21 de março –, acesse este link (em inglês).

Entre 22 e 28 de agosto, ocorrerá o Braga 2016 – Euro-Ibero-American Youth Forum, evento destinado a estudantes de ensino superior entre 18 e 24 anos da Europa e países ibero-americanos. Estão planejados debates acerca de dez temas de destaque da atualidade, relacionados ao mote “Sustainable Development: Intercontinental Partnerships for People, Planet and Prosperity”, conduzidos em inglês. As inscrições vão até 3 de abril, e mais informações são conferidas aqui.

O Instituto para Manejo Integrado de Fluxos e Recursos Materiais da Universidade das Nações Unidas (UNUFlores) oferece, em parceria com a Universidade Técnica de Dresden (TUD), programa de doutorado com abordagem sobre desenvolvimento e implementação de políticas públicas para manejo integrado e sustentável de recursos hídricos, solo e resíduos. O curso é gratuito, mas não há previsão de concessão de bolsas. Além disso, não haverá validação de títulos. Inscrições até o dia 28 de fevereiro e mais informações se encontram aqui.

Estão abertas as inscrições para o New Zealand Development Scholarship, programa de pós-graduação do governo da Nova Zelândia destinado a alunos latino-americanos, cujo objetivo é fomentar avanços acadêmicos nas áreas de agricultura e energias renováveis. Buscam-se alunos que tenham comprometimento econômico com seu país natal. As bolsas – que terão valor de 6 meses (certificado de pós-graduação), um ano (diploma de pós-graduação) ou um a dois anos (mestrado) – cobrem todos os custos acadêmicos, de viagem, acomodação e manutenção no país, além de seguro-saúde. As inscrições vão até 30 de abril e devem ser feitas n0 site.

Mais informações sobre oportunidades de intercâmbio podem ser conferidas no site da Sinter.

Tags: Euro-Ibero-American Youth ForumNew Zealand Development Scholarshipprojeto babelSinterUFSCUniversidade Federal de Santa CatarinaUNUFlores