Departamento Artístico-Cultural seleciona instrutores para oficinas de arte e workshops

16/02/2016 10:14

O Departamento Artístico-Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura (SeCult) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) abre chamada pública de seleção de instrutores para ministrarem oficinas de arte do Projeto Cursos e Oficinas Livres de Arte do DAC e Workshops, para o primeiro semestre do ano de 2016, na modalidade de prestação de serviço por tempo determinado, para as áreas de: Improvisação Teatral Adultos e Improvisação Teatral Adolescentes, Voz para o Teatro, Fotografia Digital, Documentário, Cerâmica Artística, Violão, Artes Visuais, História da Arte e Curadoria, Danças Circulares.

Os interessados devem apresentar currículo Lattes (preferencialmente) ou Vitae (comprovado), juntamente com proposta para a oficina, que deve conter:

1. plano de ensino (em caráter provisório) com ementa;
2. conteúdo programático;
3. objetivos gerais e específicos;
4. conteúdo e metodologia;
5. cronograma (horário);
6. relação mínima de materiais, equipamentos etc., necessários para realização dos cursos e oficinas, compatíveis com a infraestrutura e o horário disponível nos espaços do DAC;
7. fotocópia da carteira de identidade e do CPF.

A proposta deve ser entregue em envelope fechado e identificado no DAC, localizado na Igrejinha da UFSC, praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis, de 22 a 24 de fevereiro de 2016, de segunda a quarta-feira, das 10 às 16 horas (atendimento especial no horário de verão).

Propostas apresentadas fora do solicitado serão desconsideradas e o DAC reserva-se o direito de solicitar a comprovação curricular (Currículo Lattes) a qualquer tempo.

Para as Oficinas de Improvisação Teatral – Adultos e Improvisação Teatral – Adolescentes, Fotografia Digital, Cerâmica Artística, Artes Visuais, História da Arte e Curadoria, a carga horária é de 30 horas; para a Oficina de Documentário a carga horária é de 40 horas; para as Oficina de Violão e Oficina de Voz para o Teatro a carga horária é de 15 horas, com, no mínimo, 10 dias de atividade e no máximo 15.

As propostas para os Workshops devem prever a carga horária de, no mínimo, de 4 horas e, no máximo, de 20 horas de atividade; Devem estar relacionas com as áreas de atuação do DAC, que são: Arte-Educação, Artes Visuais, Cinema, Dança, Música e Teatro. As propostas para os Workshops poderão contemplar as possibilidades de serem oferecidas pelo DAC à comunidade, conforme demanda, em horários e dias distintos dos Cursos e Oficinas Livres de Arte durante o primeiro semestre do ano de 2016.

As propostas para os Cursos e Oficinas Livres de Arte devem permitir ajustes conforme a necessidade do projeto e abordar, sempre que possível, o máximo das Diretrizes Metodológicas para os Cursos e Oficinas Livres de Arte do DAC. (As Diretrizes Metodológicas estão listadas mais abaixo).

A seleção de instrutores para as Oficinas de Arte para o primeiro semestre de 2016 terá prioridade sobre a seleção de instrutores para Workshops.

Os Cursos e Oficinas Livres são ofertados conforme demanda da comunidade interna e externa da UFSC, a cada semestre, nos períodos matutino e vespertino para Improvisação Teatral – Adolescentes, Fotografia Digital, Cerâmica Artística, Violão, Artes Visuais e Danças Circulares e no horário noturno para de Improvisação Teatral – Adultos, História da Arte e Curadoria. Podem ser ofertados em mais de uma turma por semestre.

A Seleção constará de 2 (duas) etapas eliminatórias:

1- Análise de Curriculum e Avaliação da Proposta;
2- Entrevista.

Os critérios para a Análise do Curriculum e Avaliação da Proposta e para a Entrevista são:

1. Formação acadêmica em Nível Médio, equivalente ou superior, preferencialmente, com ênfase na área da oficina que pretende atuar como instrutor;
2. Curso de formação e/ou capacitação (em nível médio, profissionalizante ou superior) na área da oficina que pretende atuar como instrutor;
3. Atuação, com ênfase como instrutor/ministrante, na área artística da oficina pretendida, por período de um ano ou mais;
4. Proposta em acordo com as Diretrizes Metodológicas do Projeto Cursos e Oficinas Livres de Arte do DAC.
5. As questões da entrevista terão como base a relação entre os cursos de formação e a atuação profissional constante do currículo (valendo de um a cinco pontos) e a relação entre os cursos de formação e o plano de ensino apresentado (valendo de um a cinco pontos). Para obter o credenciamento, o candidato a instrutor deverá obter somatório de pontuação na entrevista igual ou superior a 7,5.
6. Para as Oficinas de Improvisação e para a Oficina de Voz para o Teatro, será solicitada demonstração de atividades propostas.

Somente participarão de Entrevista os candidatos que tiverem o Curriculum e a Proposta selecionados pela comissão estabelecida pelo DAC (as avaliações serão realizadas nos dias 25 e 26 de fevereiro de 2016); as Entrevistas serão agendadas, pela comissão, para os dias 29 de fevereiro, 1º e 2 de março de 2016, no período vespertino.

Os resultados finais serão divulgados no dia 4 de março de 2016, no site do DAC.

Cronograma:

22 a 24/02/2016 das 10h às 16h: Entrega de Curriculum e Proposta
25 e 26/02/2016: Seleção de Curriculum e Proposta
29/02, 1º e 02 /03/2016 das 14h às 18h: Entrevistas
04/03/2016: Divulgação dos Resultados Finais

Serviço

O quê: chamada para seleção de instrutores para oficinas de arte – DAC/UFSC
Quando: recebimento das propostas: de 22 a 24 de fevereiro, de segunda a quarta-feira, das 10 às 16 horas (atendimento especial em horário de verão).
Onde: DAC, Igrejinha da UFSC, praça Santos Dumont, bairro Trindade, Florianópolis.
Contato:(48) 3721–2498 e www.dac.ufsc.br.

Fonte: [CW] DAC/SeCult/UFSC

 

Tags: DACoficinasSecultseleção para instrutoresUFSCWorkshops