Confira datas e procedimentos para aprovados pelo Programa de Ações Afirmativas e vagas suplementares

15/02/2016 12:25

Os estudantes classificados no Vestibular UFSC 2016 e no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) UFSC, por meio do Programa de Ações Afirmativas e nas vagas suplementares para negros, indígenas e quilombolas, devem ficar atentos à documentação necessária e ao cronograma definido para sua entrega nos dias da matrícula presencial, de 16 a 19 de fevereiro.

A validação de renda necessária para matrícula segue data e horário específicos para cada curso. As instruções completas, com os anexos necessários, estão nas portarias da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) para o Vestibular e Sisu.

Todos os candidatos devem apresentar, em cópia simples, juntamente com os originais, ou em cópia autenticada, para conferência nas coordenadorias de cursos: documentos de identificação (RG e CPF) com os quais se inscreveram; comprovante de quitação eleitoral (para maiores de 18 anos); certificado militar (para candidatos do sexo masculino); atestado de vacinação contra rubéola (para candidatas do sexo feminino até 40 anos); declaração negativa, assinada, de matrícula simultânea em outro curso de graduação da UFSC ou em outra instituição pública de ensino superior (impressa na etapa on-line da matrícula); certificado e histórico escolar do ensino médio ou equivalente, ou diploma de ensino superior.

Confira os principais dados de cada modalidade de ingresso:

Escola pública

  • Os candidatos classificados nas modalidades de ingresso destinadas a estudantes oriundos de escola pública devem apresentar o histórico escolar e o certificado de conclusão do ensino médio, comprovando o percurso em escola pública, além dos demais documentos exigidos para matrícula.

Onde: Coordenadoria do curso.

Quando: de 16 a 19 de fevereiro.

Horário: das 8h às 13h.

PPI- autodeclarados Pretos, Pardos ou Indígenas

  • Os candidatos classificados na modalidade “PPI- autodeclarados Pretos, Pardos ou Indígenas” devem apresentar a autodeclaração étnico-racial (impressa na etapa on-line de matrícula), além dos demais documentos exigidos.

Onde: Coordenadoria do curso.

Quando: de 16 a 19 de fevereiro.

Horário: das 8h às 13h.

Renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita

  • Os candidatos classificados na modalidade “Renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita” devem apresentar-se, primeiramente, nas respectivas comissões de validação de autodeclaração de renda, conforme o cronograma a seguir:

Cronograma de validação de renda – Engenharia de Materiais – Campus Florianópolis

2ª CHAMADA 11/02/2016 – das 8 às 13hLocal: Pró-Reitoria de Graduação – Setor de Ações Afirmativas
3ª CHAMADA 16/02/2016 – das 8 às 13hLocal: Pró-Reitoria de Graduação – Setor de Ações Afirmativas

Cronograma de validação de renda: demais cursos

Cronograma para validação da AUTODECLARAÇÃO DE RENDA PARA TODOS OS DEMAIS CURSOS (candidatos da 1ª, 2ª e 3ª chamadas)
Florianópolis:
Cursos: Local, Data e Horário
ADMINISTRAÇÃO, ANTROPOLOGIA, ARQUITETURA E URBANISMO, BIBLIOTECONOMIA, CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, CINEMA, ENFERMAGEM, FÍSICA, FONOAUDIOLOGIA, GEOGRAFIA, MEDICINA, NUTRIÇÃO, OCEANOGRAFIA, PEDAGOGIA, QUÍMICA – BEL/BEL EM QUÍMICA TECNOLÓGICA, QUÍMICA,  SECRETARIADO EXECUTIVO, SERVIÇO SOCIAL. Data: 16 de fevereiro de 2016                                                                              Local:  Centro de Comunicação e Expressão – CCE,   2º andar – Bloco AHorários: 08:00 às 13:00
CIÊNCIAS CONTÁBEIS, CIÊNCIAS ECONÔMICAS, DIREITO, EDUCAÇÃO FÍSICA, FARMÁCIA, LETRAS – ALEMÃO, LETRAS – ESPANHOL, LETRAS – FRANCÊS, LETRAS – INGLÊS, LETRAS – ITALIANO, LETRAS – LIBRAS, LETRAS – PORTUGUÊS,  ODONTOLOGIA, RELAÇÕES INTERNACIONAIS. Data: 17 de fevereiro de 2016                                                                             Local:  Centro de Comunicação e Expressão – CCE,   2º andar – Bloco AHorários: 08:00 às 13:00
AGRONOMIA, ANIMAÇÃO, ARQUIVOLOGIA, CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, CIÊNCIAS SOCIAIS, DESIGN, FILOSOFIA, GEOLOGIA,  HISTÓRIA,  JORNALISMO,  MATEMÁTICA,  MATEMÁTICA E COMPUT. CIENTÍFICA, MUSEOLOGIA, PSICOLOGIA, SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Data: 18 de fevereiro de 2016                                                                         Local:  Centro de Comunicação e Expressão – CCE,   2º andar – Bloco AHorários: 08:00 às 13:00
ARTES CÊNICAS, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS,  CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO,  ENGENHARIA CIVIL, ENGENHARIA DE ALIMENTOS,  ENGENHARIA DE AQÜICULTURA,  ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO, ENGENHARIA DE PRODUÇÃO CIVIL, ENGENHARIA DE PRODUÇÃO ELÉTRICA, ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MECÂNICA, ENGENHARIA ELÉTRICA, ENGENHARIA ELETRÔNICA, ENGENHARIA MECÂNICA, ENGENHARIA QUÍMICA, ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL, METEOROLOGIA, ZOOTECNIA. Data: 19 de fevereiro de 2016                                                                         Local:  Centro de Comunicação e Expressão – CCE,   2º andar – Bloco AHorários: 08:00 às 13:00
Curitibanos
AGRONOMIAENGENHARIA FLORESTAL Data: 16 de fevereiro de 2016                                                                                                                   Horário: 08:00 às 13:00Local: No respectivo campi.
MEDICINA VETERINÁRIA Data: 17 de fevereiro de 2016                                                                                                                   Horário: 08:00 às 13:00Local: No respectivo campi.
Araranguá
ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃOENGENHARIA DE ENERGIA Data: 16 de fevereiro de 2016                                                                                                                   Horário: 08:00 às 13:00Local: No respectivo campi.
FISIOTERAPIATEC DA INFO. E COMUNICAÇÃO Data: 17 de fevereiro de 2016                                                                                                                   Horário: 08:00 às 13:00Local: No respectivo campi.
Joinville
BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM MOBILIDADEENGENHARIA AEROESPACIALENGENHARIA AUTOMOTIVAENGENHARIA FERROVIÁRIA E METROVIÁRIA Data: 16 de fevereiro de 2016                                                                                                                   Horário: 08:00 às 13:00Local: No respectivo campi.
ENGENHARIA DE INFRAESTRUTURAENGENHARIA DE TRANSPORTES E LOGÍSTICAENGENHARIA MECATRÔNICAENGENHARIA NAVAL Data: 17 de fevereiro de 2016                                                                                                                   Horário: 08:00 às 13:00Local: No respectivo campi.
Blumenau
ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃOENGENHARIA DE MATERIAISENGENHARIA TÊXTIL Data:16 de fevereiro de 2016                                                                                                                   Horário: 08:00 às 13:00Local: No respectivo campi.
MATEMÁTICAQUÍMICA Data: 17 de fevereiro de 2016                                                                                                                   Horário: 08:00 às 13:00Local: No respectivo campi.

Dos documentos:

Para fazer a comprovação de renda, o candidato, ou seu procurador legalmente constituído, deve apresentar-se à Comissão de Validação de Autodeclaração de Renda, munido do formulário de requerimento para comprovação de renda (anexo II da Portaria de Matrícula) e dos documentos comprobatórios de cada integrante do núcleo familiar (conforme os itens I ao IX, descritos no Anexo I da Portaria de Matrícula).

Os documentos comprobatórios da condição de renda devem ser apresentados em cópia autenticada, ou juntamente com os originais para autenticação pela Comissão.

Vagas suplementares – Indígenas

  • Os candidatos classificados na modalidade “Vagas Suplementares – Indígenas” devem apresentar-se, primeiramente, à Comissão de Validação da Autodeclaração de Pertencente aos Povos Indígenas, na seguinte data e local:

Onde: Centro de Comunicação e Expressão – CCE,   2º andar – Bloco A.

Quando: 16 de fevereiro.

Horário: das 8h às 13h.

Dos documentos:

Para comprovação da condição de pertencente a povo indígena, o candidato deve apresentar o documento comprobatório de pertencimento a povo indígena emitido por autoridade indígena reconhecida, ou pela Fundação Nacional do Índio (Funai) e  assinar a autodeclaração perante a comissão de validação.

Vagas suplementares – Quilombolas

  • Os candidatos classificados na modalidade “Vagas Suplementares – Quilombolas” devem apresentar-se, primeiramente, à Comissão de Validação de Autodeclaração de Pertencente a Comunidade Remanescente de Quilombo, na seguinte data e local:

Onde: Centro de Comunicação e Expressão – CCE,   2º andar – Bloco A.

Quando: 16 de fevereiro.

Horário: das 8h às 13h.

Dos documentos:

Para comprovação da condição de pertencente a comunidade remanescente de quilombo, o candidato deve apresentar o documento comprobatório de residência/pertencimento a comunidade remanescente de quilombo, emitido por associação quilombola reconhecida pela Fundação Palmares, e assinar a autodeclaração perante a comissão de validação.

Vagas suplementares – Negros

  • Os candidatos classificados na modalidade “Vagas Suplementares – Negros” devem apresentar a autodeclaração racial (impressa na etapa on-line de matrícula), além dos demais documentos exigidos.

Onde: Coordenadoria do curso.

Quando: de 16 a 19 de fevereiro.

Horário: das 8h às 13h.

Tags: ações afirmativasPró-reitoria de Graduaçãoprogradprograma de ações afirmativasSistema de Seleção UnificadaSisuSisu 2016Sisu UFSCUFSCVestibular UFSC 2016