Núcleo Ressacada de Pesquisa em Meio Ambiente é selecionado para receber recursos da Embrapii

Núcleo Ressacada de Pesquisas em Meio Ambiente, localizado no campus Universitário Sul da Ilha, Bairro Tapera.
O Núcleo Ressacada de Pesquisa em Meio Ambiente (Rema) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) acaba de ser credenciado para receber recursos da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii). O Rema foi um dos três projetos selecionados, entre propostas apresentadas por 38 institutos de pesquisa de todo o país. Com investimento previsto de R$ 29 milhões, é a primeira vez que a Embrapii destina recursos para pesquisas em biotecnologia.
O Rema é a segunda unidade da UFSC a ser credenciada na Embrapii. Em 2014, o Laboratório de Pesquisa em Refrigeração e Termofísica (Polo) também foi credenciado para desenvolver projetos de inovação com a iniciativa privada (saiba mais aqui). O pró-reitor de Pesquisa, Jamil Assreuy, ressalta que a UFSC é a única Universidade Federal a ter duas unidades credenciadas: “Estamos muito satisfeitos e orgulhosos. O processo seletivo é bastante concorrido e competitivo. Essa é uma demonstração inequívoca da qualidade dos nossos pesquisadores, que sempre primam pela excelência acadêmica.” Jamil lembra que a Embrapii prioriza o financiamento de pesquisas de inovação e transferência de tecnologia de ponta: “É muita satisfação para a Pró-Reitoria de Pesquisa (Propesq) poder apoiar institucionalmente iniciativas como esta e retornar à sociedade o resultado desses investimentos.”
Sobre o Rema
O Núcleo Ressacada de Pesquisas em Meio Ambiente (Rema) está associado ao Centro Tecnológico (CTC) e tem como objetivo catalisar ações integradas de pesquisa altamente relevantes para a sociedade. O projeto tem parceria com professores dos departamentos de Engenharia Sanitária e Ambiental (ENS); Engenharia Química e Engenharia de Alimentos (EQA); Engenharia Mecânica (EMC); Engenharia Elétrica (EEL); Fitotecnia (Centro de Ciências Agrárias – CCA); Bioquímica e Microbiologia, Imunologia e Parasitologia (Centro de Ciências Biológicas – CCB), o que demonstra a importância das atividades interdisciplinares na busca de soluções integradas para problemas tão complexos como os associados à indústria do petróleo e seus impactos ambientais. O Rema desenvolve diversas atividades de pesquisa ligadas à problemática da contaminação de solos e águas subterrâneas por combustíveis de petróleo e biocombustíveis (tecnologias de biorremediação e modelagem matemática).
Mais informações na página da Embrapii e na página do Rema.