Ex-reitor Caspar Erich Stemmer será homenageado na UFSC nesta quinta-feira
O ex-reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Caspar Erich Stemmer (1930-2012), considerado um dos principais idealizadores do modelo brasileiro de universidade voltada à inovação, será homenageado nesta quinta-feira, 3 de novembro, em evento comemorativo aos 50 anos de sua posse como diretor da Escola de Engenharia Industrial, atual Centro Tecnológico (CTC) da UFSC.
Promovido pela Fundação de Ensino e Engenharia de Santa Catarina (FEESC), Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão (Fapeu) e Departamento de Engenharia Mecânica (EMC), o evento reunirá cerca de 200 pessoas, entre professores, ex-alunos e representantes da indústria catarinense que conviveram com Stemmer durante seu período de atuação na Universidade.
“O professor Stemmer é, sem dúvida alguma, o maior símbolo de uma universidade inovadora. Como reitor, ele fez da UFSC uma universidade integrada ao setor produtivo, que se firmou entre as melhores do país, contribuindo para projetar o Brasil em termos de inovação tecnológica”, diz Raul Valentim, presidente da FEESC.
A abertura do evento será realizada às 14h30, com o descerramento de uma estátua de Stemmer no jardim do prédio principal da Engenharia Mecânica, uma homenagem do departamento. “Stemmer permanece uma referência pela visão de futuro, capacidade de liderança e entusiasmo que teve na construção de uma instituição de qualidade e excelência”, diz Edson Bazzo, chefe do Departamento de Engenharia Mecânica.
Logo após o descerramento, haverá uma cerimônia no auditório da Reitoria da UFSC, em que será exibido um vídeo com depoimentos de pessoas que conviveram com Stemmer, e, em seguida, haverá sessão de autógrafos da segunda edição do livro Caspar Erich Stemmer: administração, ciência e tecnologia, do professor Arno Blass.
“Stemmer privilegiava uma ideia de universidade alicerçada no mérito acadêmico, na produção do conhecimento e na forte interação com o mundo laboral e na sociedade como um todo. Homenagear a sua memória é um tributo devido a um grande líder em reconhecimento a sua contribuição para o desenvolvimento da Universidade Federal de Santa Catarina e da educação superior brasileira”, avalia Gilberto Vieira Ângelo, superintendente da Fapeu.
Inovação e integração com o setor produtivo
Caspar Erich Stemmer é reconhecido nacionalmente como um dos mentores do modelo de universidade voltada à inovação e integração com o setor produtivo. Suas ideias começaram a se formar ainda nos anos 1950, após se formar engenheiro mecânico eletricista e civil pela Universidade do Rio Grande do Sul (UFRGS) e realizar especialização na Escola Técnica Superior de Aachen, Alemanha. A experiência em Aachen foi decisiva para ele aceitar o convite de mudar-se de Porto Alegre para Florianópolis com o objetivo de implantar, a partir de 1962, o curso de Engenharia Mecânica da Escola de Engenharia Industrial da UFSC.
Seu trabalho logo se destacou na UFSC. Entre 1976 e 1980, como reitor, marcou seu mandato com um extraordinário programa de obras, criação do primeiro curso de doutorado da UFSC (em Engenharia Mecânica) e de vários cursos de graduação – como Jornalismo e Psicologia –, e pela conclusão e inauguração do Hospital Universitário (HU).
Entre 1994 e 1995, Stemmer chefiou a Diretoria de Programas da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência e Tecnologia e, no primeiro governo de Fernando Henrique Cardoso, esteve à frente da Secretaria de Desenvolvimento Científico do MCT, sendo, por vezes, ministro interino. Aposentou-se compulsoriamente em 1999.
Ao longo de sua trajetória profissional, Stemmer recebeu diversas honrarias e reconhecimentos, entre eles: Professor Emérito da UFSC (1999); prêmio “Anísio Teixeira”, da Capes (1986); Ordem Nacional do Mérito Científico (Comendador, 1996; e Grã-Cruz, 2002); Ordem do Mérito Naval (1996); Cidadão Honorário de Florianópolis (1999) e Medalha do Mérito Anita Garibaldi, do Governo do Estado de Santa Catarina (2009). A Lei 14.328/SC, de 2008, instituiu o Prêmio Stemmer de Inovação Tecnológica, a ser periodicamente distribuído pela Fapesc. Postumamente lhe foram concedidos os títulos de Cidadão Catarinense, pela Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), e de Pesquisador Emérito, pelo CNPq, ambos em 2014.
Mais informações: Ana Carolina Vaz
Bolsista de Jornalismo – Assessoria de imprensa NPE/FEESC
E-mail: anacvazz@gmail.com
Celular: (47) 9961-4270