Colégio de Aplicação concorrre ao Prêmio RBS de Educação
O Colégio de Aplicação da UFSC concorre ao Prêmio RBS de Educação, categoria Escola Pública, por meio do Projeto Maleta Catarina, da professora Viviane Carvalho, dos Anos Iniciais, que trabalha a literatura de Santa Catarina com os alunos do CA.
Maleta Catarina
Com o objetivo de aproximar os alunos da literatura infantil de Santa Catarina, as crianças levavam para casa uma maleta contendo dentro um livro de literatura infantil e um avental de história com personagens da obra em feltro. A Maleta Catarina visitava a casa de cada aluno para a leitura em família e preparação para apresentarem, em sala de aula, a história lida. Ainda em sala, com outras obras, priorizaram-se situações que favoreciam o trabalho ativo da construção do sentido do texto. A mediação de leitura se desenvolveu com atividades que possibilitaram compreender o que estava escrito no texto e o que não estava com atividades orais e escritas que estabeleceram relações entre a obra lida e outras já conhecidas ou a eventos cotidianos da sociedade.
Os livros selecionados para a leitura com as famílias e em sala de aula tinham a intenção de mostrar uma realidade próxima da cultura dos alunos, com temas regionais os alunos foram surpreendidos pelas seguintes obras: A Festa do Boi de Mamão, A colher de Pau da Princesa, A Saga da Tainha Nina, Mãe Gralha em Busca da Sobrevivência, É Tempo De Pão-por-Deus, Carolina e as Bolinhas de Gude e Macaco Maca.
Para uma compreensão mais abrangente do contexto das obras, os alunos foram surpreendidos a cada parte do projeto com a visita de alguns autores dos livros trabalhados em sala de aula. Em uma roda de conversa com o autor, perguntas curiosas sobre sua vida e obra para a contextualização significativa da literatura no ambiente escolar.
Fonte: http://www.ca.ufsc.br